Início » Natal

Panetone Tradicional de Natal

Panetone Tradicional de Natal


PREPARO

450 Minutos


RENDIMENTO

2 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Naoca


Panetone Tradicional de Natal

Hoje temos por aqui Panetone Tradicional de Natal que a Chef Naoca vai nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 450 minutos esta maravilha de receita da categoria Natal para seus convidados. A receita pode render até 2 porções e é bem simples de fazer.

Receita de Panetone Tradicional de Natal

Você está interessada em fazer um panetone tradicional de natal em casa para a família? Veja bem, você achou a receita certa para te ajudar nessa ideia.

O panetone é um dos principais doces da época de Natal. Sua origem remonta ao século XVII, quando a família milanesa Toni inventou um doce chamado Pan de Toni.

A partir daí, o panetone tornou-se popular em todo o mundo. Hoje, é tradicionalmente servido nas ceias de Natal.

O panetone tradicional de natal é feito com muitos ingredientes, como farinha de trigo, fermento, ovos, açúcar, leite, manteiga, frutas secas, açúcar e essências.

Veja também: Frango assado de natal


Ingredientes Para Panetone Tradicional de Natal

  • ESPONJA
  • 10g fermento biológico seco
  • 100ml água morna
  • 100g farinha de trigo s/ fermento
  • MASSA
  • 5 colheres (sopa) de manteiga s/ sal e em temperatura ambiente
  • 100g de açúcar (refinado ou cristal)
  • 150ml de água morna
  • 4 gemas
  • 500g farinha de trigo s/ fermento
  • 2 colheres (chá) de essência de de panetone
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 colher (café) de sal
  • RECHEIO
  • 150g de frutas cristalizadas
  • 150g de uvas passas s/ sementes (hidratadas)

Como Fazer Panetone Tradicional de Natal


Faça a esponja e pré massa

Pegue uma tigela. Coloque o fermento e a água morna e misture. Ela precisa ser morna para ativar o fermento. Se estiver mais quente, pode quebrar o efeito dele, e por consequência a massa do panetone não vai crescer. Fique atento a isso.


Hidrate as uvas passas

Em uma vasilha ponhas as uvas e adicione um pouco de água morna ou natural, até chegar no nível delas. Deixe por uns 10 minutos e retire a água. E reserve.


Logo depois

Deposite o trigo e misture novamente deixando bem homogênea. E aí pegue o plástico filme e um pano para cobrir. Espere 20 minutos para crescer de tamanho a massa. Com a massa crescida é só reservar.


Agora faça a massa de panetone

Em outra tigela jogue a água morna, a manteiga, o açúcar, ovos, essências de baunilha e a de panetone. Misture. Depois adicione a esponja e vá incorporando com o trigo aos poucos. Misture. E no final acrescente o sal. E de novo misture até a mais ficar mais pesada e consistente.


Depois

Assim que a massa chegar neste ponto, é hora de levar para uma superfície plana para começar a sovar a massa.


Em seguida

Polvilhe de trigo um pouco na para não grudar na mesa. Sove bem a massa por uns 10 minutos ou até ela ficar bem lisinha, coloque mais trigo se precisar. O ponto certo é quando a massa não gruda nas mãos e na mesa.


Depois disso

Pegue a tigela coloque a massa e cubra novamente com plástico filme e um pano, e armazene por 20 minutos para dá uma crescidinha na massa.


Hora de rechear a massa de panetone

Pegue a massa e corte ao meio, pois essa medida é para dois panetones de 500g. Massas cortadas, abra cada uma delas para pôr os recheios no centro e feche. Amasse, vá boleando para que o recheio se espalhe na massa. Faça esse processo até que todas as massas estejam recheadas.


Em sequência

Pegue as massas e coloque dentro das formas de panetone, e mais uma vez jogue o plástico por cima e o pano também para aumentar a massa. É importante que fique em um lugar quentinho, sem corrente de ar. Uma opção é colocar no forno ou microondas por 40 a 50 minutos.


Leve ao forno

Ponha as formas em cima de uma assadeira para melhor manuseá-las e por segurança, e leve ao forno preaquecido a 180°C por 35 a 40 minutos ou até dourarem e ficarem bem mais crescidas. Retire e deixe esfriar um pouco de preferência sob uma grade ou tela.


Coloque em processo de morcegar

Nada mais é do que pegar o panetone e virar de cabeça para baixo, para que a massa não perca o volume a medida que esfria totalmente. Você pode fazer isso com ajuda de palitos de churrasco. Pegue dois palitos para cada panetone e fure pelos lados perto do fundo.


Continuando

pendure entre duas superfícies planas do mesmo tamanho para não cair. Deixe esfriando por pelo menos 5 horas ou mais. Depois disso, retire e já pode servir!


DICA

Para que você não fique na correria, faça o panetone pelo menos um dia antes do evento.


Informações Adicionais

Conclusão da receita de panetone tradicional de natal

O Panetone é um doce muito saboroso e ideal para servir na ceia de Natal. É fácil de fazer e você pode variar os ingredientes conforme sua preferência. Experimente fazer o seu próprio panetone tradicional de natal e surpreenda sua família e amigos.

 

Perguntas frequentes sobre a receita:

Qual o tempo de preparo para o panetone?

R: O tempo de preparo é de aproximadamente 2 horas  e 30 minutos, incluindo 40 minutos de forno.

 

Qual a temperatura ideal para assar o panetone?

R: A temperatura ideal para assar o Panetone é de 180 graus.

 

Quais são as frutas secas para se usar nessa receita?

R: Para essa receita, são recomendadas uvas passas e frutas cristalizadas. 

 

É possível substituir a essência de panetone por outros sabores?

R: Sim, você pode usar essência de laranja. Caso não ache também, pode usar rum, raspas de laranja ou limão (apenas a casca), não deixe pegar na parte branca porque poderá ficar amargo. 

 

Como armazenar o Panetone ?

R: Se sobrar o panetone, e quiser deixar em temperatura ambiente é só colocar em um saco plástico e feche bem, para não entrar corrente de ar e acabar secando o panetone, ele pode durar até de 6-7 dias. Você pode também cortar em fatias embrulha-las individualmente em plástico filme e transferir para um recipiente fechado e pôr no congelador ou freezer, durando em média 2 meses. Quando for consumir e só tirar retirar a quantidade que quiser pelo menos 30 minutos antes para descongelar.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas