Início » Natal

Massa de Panetone Cristalizado Caseiro

Massa de Panetone Cristalizado Caseiro


PREPARO

140 Minutos


RENDIMENTO

6 Porções


FAVORITOS

27


CHEFF

Naoca


Massa de Panetone Cristalizado Caseiro

Hoje temos por aqui Massa de Panetone Cristalizado Caseiro que a Chef Naoca vai nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 140 minutos esta maravilha de receita da categoria Natal para seus convidados. A receita pode render até 6 porções e é bem simples de fazer.

Como fazer uma Massa de Panetone Cristalizado Caseiro Igualzinho da Vó Naoca

A Naoca trouxe uma receita da Massa de Panetone Cristalizado Caseiro, ela fez questão de ensinar do mesmo jeitinho que ela costuma prepara em casa. Acompanhe.

As grandes fábricas escondem seus segredos mas, a vó Naoca faz questão de compartilhar com  vocês o segredo dela, você vai aprender a fazer uma massa de panetone que é muito simples de preparar, não leva ingredientes caros, difíceis de achar. Pode até ser uma boa opção de você aprender essa receita de massa de panetone cristalizada caseiro para você fazer uma renda extra nesse fim de ano.

Por tanto fique por aqui e acompanhe o passo a passo dessa receitinha maravilhosa que a vozinha sempre faz no natal de casa, e também é sucesso nas vendas dela. Bora lá aprender.


Ingredientes Para Massa de Panetone Cristalizado Caseiro

  • PARA A ESPONJA
  • 15g de Fermento Biológico fresco (não substitua por outro)
  • 3 colheres (sopa) de farinha de Trigo (sem fermento)
  • 3 colheres (sopa) de água
  • PARA A MASSA
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de leite em Pó
  • 2 xícaras (chá) de farinha de Trigo
  • 60g de manteiga em temperatura ambiente (5 colheres de sopa)
  • 1 colher (chá) de essência de panetone
  • 4 colheres (sopa) de água
  • 3 gemas
  • 1/2 xícara (chá) de frutas cristalizadas e uvas passas

Como Fazer Massa de Panetone Cristalizado Caseiro


DA ESPONJA

Em uma tigela adicione a farinha de trigo, o fermento e a água. Misture tudo muito bem e cubra com um plástico filme e deixe descansar por 20 minutos.


DA MASSA

Em uma bacia coloque a farinha de trigo, a manteiga, o leite em pó, o açúcar, a essência de panetone, as gemas, a água e o sal. Misture um pouco e em seguida adicione a esponja que ficou descansando.


MASSA

Com a ajuda de uma colher de pau ou espátula, vá mexendo a massa e amassando. Depois comece a ir trabalhando a massa com as mãos, por cerca de 15 minutos ou até que ela fique bem lisa e homogênea.


MASSA

Abra a massa numa bancada e coloque as frutas cristalizadas e as uvas passas no meio dela. Trabalhe a massa para que as frutas cristalizadas fiquem bem espalhadas por toda a massa. Unte as mãos com margarina para ajudar a trabalhar melhor.


MASSA

Faça uma bola com a massa e acomode-a numa forma de panetone de 500g e deixe descansar por 1 hora ou até que cresça bastante. Após o descansar faça um corte em forma de X no topo da massa.


MASSA NO FORNO

Em seguida leve para assar em forno preaquecido, 180ºC por cerca de 45 minutos ou até dourar. Após retirar do forno, deixe seu panetone esfriar em cima de uma tela ou grade que permita passagem de ar por baixo dele. Assim seu panetone não ficará embatumado.


FINALIZANDO

O recheio por cima do panetone é opcional, mas caso queira recheá-lo, faça cobertura de chocolate e adicione castanhas por cima. Use a sua criatividade. Só servir.


Informações Adicionais

  • Uns 95 minutos de preparo e descanso da massa.
  • 45 minutos assando.



2 thoughts on “Massa de Panetone Cristalizado Caseiro”
  1. Cleudeni Gomes da Silva disse:

    Maravilhosa receita. Teria como substituir o leite por outro alimento. Na impossibilidade de não poder ingerir leites e derivados? Desde já agradeço. Beijos

    1. valeriac disse:

      Olá dona Cleudeni, eu tenho uma outra receita. Essa receita de panetone não leva nenhum ingrediente de origem animal. Acompanhe.
      https://naoca.blog.br/natal/panetone-vegano-natalino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas