Como Fazer Bolo de Panetone
Prepare a massa
Pegue uma tigela com fundo grande e coloque as gemas, o açúcar, essência de baunilha e de panetone. E misture. Assim que ficar bem clarinho e cremoso, acrescente a manteiga e misture de novo até ficar homogêneo.
Depois
Jogue aos poucos o trigo e o leite. Misture e acrescente mais. Faça esse processo até acabar com o trigo e o leite. No momento que a massa estiver cremosa e com uma textura mais consistente é hora de reservar.
Neste tempo
Em outra tigela, ponha as claras e bata com o garfo ou batedeira até ficar claras em neve. E reserve.
Hidrate as uvas passas
Em uma vasilha, coloque as uvas passas e hidrate com o próprio rum e deixe por uns 5-10 minutos. Se não quiser usar o rum, faça com água morna ou natural.
Voltando para massa
Despeje na massa as frutas cristalizadas, uvas passas e o rum e mexa. Logo depois, inclua o fermento. Misture novamente. Com ajuda de uma espátula ou colher de silicone, acrescente as claras. Jogue metade e misture. Misturado, acrescente a outra metade. E sempre misturando.
Em sequência
Massa pronta, leve para uma fôrma com um furo no meio de 26cm de diâmetro, já untada com manteiga e trigo. Despeje toda a massa e direcione para o forno preaquecido a 180°C. Deixe por 45-50 minutos, mas fique de olho para não passar do ponto.
Faça a cobertura
Desenforme o bolo. E logo depois, misture bem 1 xícara de açúcar de confeiteiro com 3 colheres de sopa de leite, mas vá adicionando aos poucos (é preciso atentar para a textura pois ela pode endurecer muito rápido).
Aqueça a cobertura
Para manter a cobertura na textura correta (creme), coloque-a no micro-ondas por apenas 20 segundos e, assim que retirar, continue mexendo para manter a cobertura.
Decorando
Assim que a cobertura estiver pronta, despeje-a no bolo. Certifique-se de que ela ainda esteja aquecida para manter a textura e colocar as frutas cristalizadas e cerejas. Pronto! Já pode aproveitar seu bolo de panetone e Feliz Natal!
Informações Adicionais
O bolo de panetone é um doce de Natal muito saboroso e com prática, você verá que é bastante fácil de preparar.
Os benefícios das frutas cristalizadas incluem:
Aumento da força imunológica: as frutas cristalizadas são ricas em antioxidantes, como vitamina A, vitamina C, ácido fólico e vitaminas do complexo B, que ajudam a aumentar a resistência do organismo contra doenças e infecções.
Melhora na saúde do coração: as frutas cristalizadas contêm substâncias benéficas para o coração, como fibras, potássio e folato, que ajudam a reduzir o colesterol, a pressão arterial e os níveis de triglicerídeos.
Manutenção da saúde óssea: as frutas cristalizadas são ricos em cálcio, que é essencial para a saúde dos ossos e dos dentes.
Benefícios para a pele: as frutas cristalizadas são ricas em vitamina C, que ajuda a manter a pele saudável e jovem, além de ajudar a prevenir danos causados por radicais livres.
Prevenção de doenças: as frutas cristalizadas contêm antioxidantes e nutrientes essenciais que ajudam a prevenir doenças, como diabetes, câncer e doenças cardíacas.