Início » Natal

Bolo de Panetone

Bolo de Panetone


PREPARO

80 Minutos


RENDIMENTO

12 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Naoca


Bolo de Panetone

Hoje temos por aqui Bolo de Panetone que a Chef Naoca vai nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 80 minutos esta maravilha de receita da categoria Natal para seus convidados. A receita pode render até 12 porções e é bem simples de fazer.

Receita de Bolo de Panetone

Fazer um bolo de panetone esta cada vez mais tradicional no natal de muito e, se você ainda não fez um bolo com frutas cristalizadas. Chegou a hora.

Saber fazer um bolo de panetone é uma ótima opção para adicionar nas ceias das festas de fim de ano.

Para preparar essa receita, faremos a massa bem fofinha com frutas cristalizadas e mais a cobertura recheada de cerejas e frutas.

Já ficou com vontade? Então vem conferir os ingredientes completos.

Veja também: Brownie de Nozes Natalino


Ingredientes Para Bolo de Panetone

  • MASSA
  • 5 ovos (separe as gemas da clara)
  • 5 colheres (sopa) de manteiga ou margarina em temperatura ambiente - (125g)
  • 1 e ½ xícara (chá) de açúcar - (247g)
  • 1 xícara (chá) de leite - (240ml)
  • 2 e ½ xícara (chá) farinha de trigo peneirada - (350g)
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 colher (chá) de essência de panetone ou de laranja
  • 1 colher (sopa) de fermento químico
  • 85g de frutas cristalizadas
  • 65g de uvas passas (hidratadas)
  • 60ml de rum (opcional)
  • COBERTURA E DECORAÇÃO
  • 135g de açúcar de confeiteiro
  • 45ml de leite
  • cerejas em calda para decorar
  • frutas cristalizadas para decorar

Como Fazer Bolo de Panetone


Prepare a massa

Pegue uma tigela com fundo grande e coloque as gemas, o açúcar, essência de baunilha e de panetone. E misture. Assim que ficar bem clarinho e cremoso, acrescente a manteiga e misture de novo até ficar homogêneo.


Depois

Jogue aos poucos o trigo e o leite. Misture e acrescente mais. Faça esse processo até acabar com o trigo e o leite. No momento que a massa estiver cremosa e com uma textura mais consistente é hora de reservar.


Neste tempo

Em outra tigela, ponha as claras e bata com o garfo ou batedeira até ficar claras em neve. E reserve.


Hidrate as uvas passas

Em uma vasilha, coloque as uvas passas e hidrate com o próprio rum e deixe por uns 5-10 minutos. Se não quiser usar o rum, faça com água morna ou natural.


Voltando para massa

Despeje na massa as frutas cristalizadas, uvas passas e o rum e mexa. Logo depois, inclua o fermento. Misture novamente. Com ajuda de uma espátula ou colher de silicone, acrescente as claras. Jogue metade e misture. Misturado, acrescente a outra metade. E sempre misturando.


Em sequência

Massa pronta, leve para uma fôrma com um furo no meio de 26cm de diâmetro, já untada com manteiga e trigo. Despeje toda a massa e direcione para o forno preaquecido a 180°C. Deixe por 45-50 minutos, mas fique de olho para não passar do ponto.


Faça a cobertura

Desenforme o bolo. E logo depois, misture bem 1 xícara de açúcar de confeiteiro com 3 colheres de sopa de leite, mas vá adicionando aos poucos (é preciso atentar para a textura pois ela pode endurecer muito rápido).


Aqueça a cobertura

Para manter a cobertura na textura correta (creme), coloque-a no micro-ondas por apenas 20 segundos e, assim que retirar, continue mexendo para manter a cobertura.


Decorando

Assim que a cobertura estiver pronta, despeje-a no bolo. Certifique-se de que ela ainda esteja aquecida para manter a textura e colocar as frutas cristalizadas e cerejas. Pronto! Já pode aproveitar seu bolo de panetone e Feliz Natal!


Informações Adicionais

O bolo de panetone é um doce de Natal muito saboroso e com prática, você verá que é bastante fácil de preparar.

Os benefícios das frutas cristalizadas incluem:

Aumento da força imunológica: as frutas cristalizadas são ricas em antioxidantes, como vitamina A, vitamina C, ácido fólico e vitaminas do complexo B, que ajudam a aumentar a resistência do organismo contra doenças e infecções.

Melhora na saúde do coração: as frutas cristalizadas contêm substâncias benéficas para o coração, como fibras, potássio e folato, que ajudam a reduzir o colesterol, a pressão arterial e os níveis de triglicerídeos.

Manutenção da saúde óssea: as frutas cristalizadas são ricos em cálcio, que é essencial para a saúde dos ossos e dos dentes.

Benefícios para a pele: as frutas cristalizadas são ricas em vitamina C, que ajuda a manter a pele saudável e jovem, além de ajudar a prevenir danos causados por radicais livres.

Prevenção de doenças: as frutas cristalizadas contêm antioxidantes e nutrientes essenciais que ajudam a prevenir doenças, como diabetes, câncer e doenças cardíacas.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas