Início » Natal

2 Receitas de Molho Para Peru

2 Receitas de Molho Para Peru


PREPARO

20 Minutos


RENDIMENTO

1 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Naoca


2 Receitas de Molho Para Peru

Hoje temos por aqui 2 Receitas de Molho Para Peru que a Chef Naoca vai nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 20 minutos esta maravilha de receita da categoria Natal para seus convidados. A receita pode render até 1 porções e é bem simples de fazer.

Sem dúvida, o peru é um prato típico do Natal. De fato, às vezes passamos o ano todo sem comê-lo, mas no Natal, fazemos questão de o ter na mesa. Portanto, nem sempre sabemos como preparar um molho para peru.

Felizmente, seus problemas acabaram.

Ao longo desse artigo, você poderá conhecer 2 fantásticas receitas de molho para peru para você fazer para a sua família. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

2 Receitas de molho para peru, escolha o seu e arrase na sua ceia de natal

1) Molho de ervas finas

Ingredientes:

  • 4 colheres de manteiga
  • 4 colheres de farinha de trigo
  • 4 xícaras do líquido em que foi cozido o peru
  • 2 ramos de alecrim
  • 2 ramos de tomilho
  • 1 ramo de sálvia

Como fazer?

Em panela funda, em fogo médio, derreta a manteiga.

Adicione a farinha e cozinhe mexendo constantemente por 2 minutos.

Incorpore os sucos de cozimento do peru ( basta retirar o caldo que soltar do peru depois de 1 hora assando ), incorpore as ervas também.  Cozinhe, mexendo constantemente até que a mistura comece a ferver e engrossar, cerca de 3-4 minutos.

Descarte as ervas. Está pronto para jogar por cima do peru e deixar ele assando nos seus últimos 20 minutos de forno!

2) Molho Tradicional

Ingredientes:

  • 30 gramas de manteiga
  • 30 gramas de farinha de trigo
  • 300 ml de caldo de carne, concentrado
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de pimenta

Como fazer?

Derreta a manteiga em uma panela com fogo médio. Adicione lentamente a farinha, sem deixar de mexer para que ela não queime e não se formem grumos. Deixe cozinhar por alguns minutos.

Depois de ter uma massa, adicione o caldo de carne. Cuidando de incorporá-lo lentamente enquanto continua a mexer na preparação.

Tempere com sal e pimenta. Misture e coloque por cima do seu peru e deixar ele assando nos seus últimos 20 minutos de forno!

Como usar o molho para o peru

Você pode usar o molho para peru, despejando o molho por cima do peru e voltar com ele para o forno por mais 20 minutos (o seus últimos 20 minutos de forno) ou pode usar esse molho somente na hora de comer o peru, com ele já fatiado, derrame o molho desejado por cima que fica divino.

Afinal o molho já vai está feito.

Agora faça o seu peru e use o molho que mais te agradou, sua ceia de natal vai ficar magnífica com essa receita.

Veja também: Peru Recheado com Farofa.


Ingredientes Para 2 Receitas de Molho Para Peru

  • 1 peru grande
  • 4 dentes de alho
  • 1 cebola
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Ervas a gosto
  • 1 colher de manteiga
  • Azeite a vontade
  • Suco de 1 limão grande

Como Fazer 2 Receitas de Molho Para Peru


Peru

Eu costumo lavar o peru com limão, não gosto do tempero que vem nele. Coloque ele em uma tigela grande para temperar.


Temperar

Antes de temperar faça leves furos com uma faca fina por todo o peru. Coloque o alho amassado, cebola ralada, ervas, sal e pimenta do reino a gosto, coloque o limão a manteiga e o azeite.


Marinar o peru

O ideal é você deixar temperar esse peru na véspera de assá-lo, tempere e coloque na assadeira, cubra para marinar de um dia para o outro.


Assar

Leve para assar em forno já preaquecido em190° por 1 hora e 30 minutos, abra o forno e molhe o peru com o caldo que vai soltar dele. Deixe assar por mais 1 hora e finalmente coloque o molho de sua preferencia por cima do peru e deixe assar por mais 30 minutos.


Servir com o molho

Retire o peru do forno, transfira para a travessa de servir, regue com molho por cima e decore como batata palha ao redor e sirva na sua ceia do natal. Ou pode usar o molho só na hora de servir, você escolhe.


Informações Adicionais

Por que você come peru no Natal?

A popularidade de comer Peru no Natal vem das populações com poucos recursos na América e na Europa. Sabe-se que este tipo de ave consegue adquirir um grande tamanho em pouco tempo se o compararmos com outras espécies, chegando a pesar em média cerca de 10 quilos.

Com isso em mente, é muito fácil imaginar toda a abundância que você pode dar a uma família média de cinco pessoas.

Outro dado sobre o costume de comer Peru no Natal está relacionado aos rápidos avanços que conseguimos em relação à criação e distribuição de aves (algo semelhante ao que acontece com o frango).

Onde começou a tradição de comer peru no Natal?

Na verdade, tudo começou na Mesoamérica ou América Média, especificamente na região do México com a Costa Rica.

Após a conquista espanhola, o pássaro foi levado para a Europa, especificamente para a Espanha. Posteriormente, passou a ser chamado de “galinha da índia” devido à grande semelhança que tinha com o pavão.

Em suma, graças ao seu sabor requintado, não precisou de muito tempo para se espalhar, chegando a outros países como a França.

É claro que o peru também faz parte da tradição peruana, sendo o prato principal durante o jantar de Natal. Lá, costuma-se acompanhá-lo com outras iguarias como uma salada Waldorf, arroz árabe, panetone, puré de maçã e chocolate.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas