Mingau de Milho Branco



Receita de Mingau de Milho Branco
20 Porções
Tempo: 1 h 30 min
Ingredientes:
  • 1 Pacote de milho branco
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 caixa de leite condensado
  • 1 garrafinha de leite de coco
  • 200 ml de leite líquido
  • 1 coco fresco ralado
  • 2 unidades canela em pau ou 5 folhas secas de canela
  • 5 cravinhos da índia
  • Canela em pó para servir

Modo de Preparo:
  • É necessário deixar o milho de molho em água filtrada de um dia para o outro. Facilita amolecer mais rápido. Caso contrario, use a panela de pressão para acelerar o processo.
  • Adicione o milho na panela de pressão e acrescente água até cobrir o milho, junto com a canela de pau e os cravinho. Deixe cozinhar em fogo baixo na panela de pressão por 1 hora.
  • Deixe a panela de pressão em fogo alto, assim que pegar pressão deixe em fogo baixo. É importante abrir a panela no meio tempo para saber se a quantidade de água basta.
  • Após ter amolecido, acrescente na mesma panela o leite condensado, o creme de leite, o leite de coco, o leite e o coco ralado. Deixe ferver sem pressão por uns 20 minutos.
  • Se precisar transferir o milho após amolecer para outra panela, faça, se caso a sua ficar pequena demais. É bom que tenha espaço para mexer melhor.
  • Após ferver por 15 minutos é só servir e jogar um pouco de canela em pó por cima. Fica uma delícia.

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Mingau de Milho Branco

Nessa receita, o seu mingau ficará cremoso, com o milho muito bem cozido e temperado. Um gosto de coco com canela maravilhoso que eu amo.

Realmente saber fazer esse mingua de milho branco é ótima opção para podermos fazer quando quisermos nos deliciar com essa delícia. Este mingau é bastante conhecido em todo o Brasil,  e você pode experimentar adicionar outros ingredientes para dar seu toque pessoal.

A receita também é conhecida pelo nome de canjica de milho branco, de mungunzá branco e chá de burro. E onde eu moro, que é em Belém do Pará chamamos de “mingau de milho“, ou quando queremos ser mais específicos falamos “mingau de milho branco“.

De qualquer forma a receita é a mesma, só muda o nome de acordo com a região.

E onde você mora, como se chama essa receita? Deixe ai nos comentários.

VEJA AQUI 20 RECEITAS PARA FESTA JUNINA

Como Fazer Mingau de Milho Branco

Para prepara um bom mingau de milho branco é muito simples, primeiro é muito importante deixar o milho de molho na água de um dia pro outro.

Em seguida, levaremos o milho, a canela de pau ou canela em folha seca e mais os cravinhos para cozinhar na panela de pressão por 1 hora.

Depois de amolecido o milho, acrescentaremos os outros ingredientes por mais uns minutos e logo estará pronto para servir junto com uma pitada de canela em pó para dá um gostinho divino no mingau de milho branco.

Como Fazer Mingau de Milho Branco

Rendimento da Receita

A quantidade total do mingau é de aproximadamente 2,5 litros e pode servir cerca de 10 porções de 250 ml cada.

Receitas que podem te interessar:


Dicas Adicionais:

Assista  a Receita em Vídeo

A receita em vídeo é diretamente do canal do “Receitas Caseiras do Chef” que sempre tem maravilhosas dicas e receitas exclusivas em seu canal. Acompanhe abaixo:

 

Dicas de Segurança para Usar a Panela de Pressão

Cozinhar mingau de milho em uma panela de pressão pode ser um processo rápido e eficiente, mas também requer alguns cuidados especiais.

Aqui estão alguns pontos importantes a serem considerados:

Limpeza: Certifique-se de que a panela de pressão esteja limpa antes de começar. Restos de alimentos podem interferir na vedação da panela.

Quantidade de Ingredientes: Não encha a panela de pressão além de sua capacidade máxima recomendada. Isso pode resultar em cozimento desigual ou, no pior dos casos, uma explosão.

Água: Ao preparar mingau, é importante adicionar uma quantidade adequada de água para evitar que a mistura queime e grude no fundo da panela.

Tempo de Cozimento: Verifique o tempo de cozimento recomendado para o mingau de milho na panela de pressão. Lembre-se de que o cozimento começa quando a panela atinge a pressão e não quando o fogo é aceso. Nesta receita foi recomendado 1 hora de panela de pressão (é importante ressaltar que não é 1 hora direta no, é preciso abrir a panela no meio tempo para verificar a quantidade água na panela).

Liberação de Pressão: Nunca abra a panela de pressão enquanto ela ainda estiver sob pressão. Deixe que ela se resfrie naturalmente ou use o método de liberação rápida de pressão, se a sua panela tiver essa função.

Verificação: Após o cozimento, verifique se o mingau está na consistência desejada. Se estiver muito espesso, adicione um pouco mais de água e cozinhe por mais alguns minutos sem a pressão.

Manuseio Seguro: Lembre-se de que as panelas de pressão podem se tornar muito quentes. Use sempre luvas de forno ou pegadores ao manusear a panela.

Dúvidas Frequentes da Receita

É comum ter dúvidas quando se está aprendendo a fazer uma nova receita. Aqui estão as respostas para algumas das perguntas mais comuns sobre a preparação do mingau de milho ou munguzá.

Posso substituir o leite de coco?

Sim, você pode substituir por leite vegetal de sua preferência.

É preciso deixar o milho de molho?

Sim, o milho deve ficar de molho por no mínimo 12 horas.

Pode fazer sem açúcar?

Sim, pode-se substituir o açúcar por adoçante de sua escolha.

Dá para fazer na panela de pressão?

Sim, na panela de pressão o milho cozinhará mais rápido.

O munguzá pode ser congelado?

Sim, você pode congelar o munguzá por até três meses.

Curiosidades Dessa Receita

Acompanhe algumas curiosidades interessantes sobre a receita de munguzá, canjica ou mingau de milho branco.

Origem do Munguzá

O munguzá é uma receita tradicional do Nordeste brasileiro, onde é muito consumido durante as festas juninas.

Significado do nome

O termo “munguzá” vem do quimbundo “mukunzá”, que significa milho cozido, refletindo as raízes africanas do prato.

Variações regionais

Existem variações desta receita em diferentes regiões do Brasil. No Sul, por exemplo, é comum adicionar linguiça e outros temperos ao prato.

Gostou de saber mais sobre como fazer mingau de milho branco? Então não deixe de acompanhar as demais receitas do blog Naoca, tenho muitas outras novidades para você!




5 Comentários Sobre
  1. Guiomar de Souza Lima disse:

    Quero receber mais dicas obrigada

  2. Débora Araujo Silva disse:

    a panela explodiu NAO DEIXEM 1H

    1. Olá Débora.

      Realmente usar panela de pressão requer muita a atenção e cuidado. Por isso é importante não exaurir sua panela de pressão além de sua capacidade máxima recomendada. Isso pode resultar em cozimento desigual ou, no pior dos casos, uma explosão. A panela de pressão que eu tenho em casa é de 6 litros, bem grande. E quando eu faço essa receita na menor, eu sempre fico de olho, justamente porque ela fica bem cheia.

      Outra dica de segurança é que, todo cozimento é recomentado sempre verificar no seu meio tempo, para mexer e saber se o conteúdo secou ou não.

      Mas nesta receita, para amolecer o milho, é necessário 60 minutos de cozimento.

      Sinto muito pelo ocorrido.

  3. MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA DO NASCIMENTO disse:

    essa receita dá para quantas porções? e a porçãoé de quantosml?

    1. Rende aproximadamente umas 10 porções de 250 ml cada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras Mingau


Como Fazer Mingau de Milho Branco

Mingau de Aveia

Mingau de Aveia


Mais Recentes