Macarrão de Panela de Pressão

Macarrão de Panela de Pressão



Macarrão de Panela de Pressão
8 Porções
Tempo: 20 min
Ingredientes:
  • 500g de macarrão tipo parafuso ou de sua preferência
  • 2 linguiças calabresa tipo palito (opcional)
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes alho
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 lata de molho de tomate
  • água quente até chegar no nível do macarrão
  • 1 caixa de creme de leite
  • cheiro verde e cebolinha a gosto
  • 100g de queijo ralado
  • 2 colheres (sopa) de requeijão

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Pegue a panela de pressão e ligue em fogo médio. Coloque o azeite e a linguiça para fritar, e depois a cebola e o alho. Assim que estiver tudo bem fritinho, jogue o molho de tomate e misture. Logo após acrescente o sal, pimenta do reino e misture.
  • Adicione o macarrão e misture. Jogue a água a quente até chegar no nível do macarrão e novamente misture. Aproveite para acertar no gosto.
  • Feche a panela e deixe em fogo alto. No momento em que começar a pegar pressão, que é quando apita, você coloca em fogo médio e conte 3 minutos e em seguida desligue. Espere sair toda a pressão da panela.
  • Com a panela totalmente sem pressão, abra e acrescente o requeijão, creme de leite, queijo ralado e o cheio verde. E já pode servir à vontade!
  • Se caso o macarrão estiver ainda cru, é só repetir o processo colocando pra ferver 2-3 minutos.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Macarrão de Panela de Pressão

A receita de Macarrão de Panela de Pressão é uma ótima dica para aquelas pessoas que estão com pressa ou até mesmo com preguiça de fazer uma comida mais elaborada.

Essa receita super prática leva ingredientes simples e se prepara de modo muito mais simples ainda.

Basicamente, colocamos os temperos, o macarrão e a água na panela de pressão e aguardando só alguns minutos, você já pode experimentar essa delícia também chamada de “macarrão de preguiçoso”.

Este prato, devido a sua facilidade extrema que até para os mais leigos na cozinha se torna uma iguaria simplíssima de se preparar e que pode ser servida num domingo ou um feriado prolongado, aqueles dias em que estamos mais preguiçosos ou acordamos mais tarde e esquecemos até de cozinhar o almoço!

E, aproveitando que nessa receita não tem mistério, vamos direto ao ponto que a Chef Naoca vai mostrar como fazer essa maravilha:

Veja também:

Macarrão de Panela de Pressão

Informação Nutricional

Essa receita rende cerca de 6 porções de aproximadamente 235 g cada. Segundo o site Vitat, cada porção contém:

  • Calorias: 521,50 kcal
  • Carboidratos: 53,95 g
  • Proteínas: 18,75 g
  • Gorduras Totais: 25,40 g
  • Gorduras Saturadas: 12,10 g
  • Gorduras Trans: 0,00 g
  • Fibras: 3,15 g
  • Sódio: 595,80 mg

Tempo Total da Receita

  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 15 minutos
  • Tempo total: 25 minutos

Rendimento da Receita

Essa receita rende cerca de 6 porções de aproximadamente 235 g cada.


Publicidade

Dicas Adicionais:

Receita em Vídeo

Com uma leve variação, do canal: @receitastube

Variações da Receita de Macarrão na Panela de Pressão

O macarrão de panela de pressão é uma receita versátil que pode ser adaptada ao seu gosto e aos ingredientes que você tem em casa. Veja algumas ideias de variações que você pode experimentar:

Essa receita que por si só já é sucesso garantido, pode ser turbinada com algumas iguarias, como: azeitona, milhos, ervilhas, orégano. São ótimas sugestões para render ainda mais o prato.

Outra dica é que além da linguiça calabresa, você pode optar por carne moída, frango desfiado, charque, salsicha, sardinha ou talvez colocando um presunto e queijo para dar aquela esticada deliciosa como numa pizza, fica maravilhoso!

Você tem a opção de deixar a receita mais saudável, adicionando alguns legumes e verduras à ela, como cenoura, beterraba e/ou pimentão (tanto o verde quanto o amarelo ou o vermelho), … entre outros, basta apenas atentar para o tempo de cozimento e o ponto que você deseja deixar seus ingredientes.

Macarrão de panela de pressão com frango: substitua a carne ou a calabresa por peito de frango cozido e desfiado. Você pode adicionar milho, ervilha, cenoura ou outros legumes de sua preferência.

Macarrão de panela de pressão com bacon: frite o bacon em cubinhos até ficar crocante e reserve. Use a gordura do bacon para refogar a cebola e o alho e siga o restante da receita normalmente. Adicione o bacon frito por cima do macarrão na hora de servir.

Macarrão de panela de pressão com queijo: para deixar o macarrão ainda mais cremoso e saboroso, você pode adicionar queijo mussarela, prato, provolone ou outro queijo de sua preferência junto com o creme de leite. Misture bem até derreter e formar um molho homogêneo.

Macarrão de panela de pressão com atum: substitua a carne ou a calabresa por atum em lata escorrido. Você pode adicionar azeitonas, alcaparras, tomate cereja ou outros ingredientes que combinem com o atum.

Macarrão de panela de pressão vegetariano: substitua a carne ou a calabresa por proteína de soja hidratada e temperada ou cogumelos fatiados. Você pode adicionar brócolis, couve-flor, abobrinha ou outros vegetais de sua preferência.

Como vimos, podemos fazer essa receita de vários modos. Mas, independente da forma que você decida preparar, a gente pode confirmar que vai ficar uma delícia!


Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer macarrão de panela de pressão, por isso separamos as principais perguntas e respostas para você não errar na hora do preparo. Confira:

Qual é o tempo ideal para cozinhar o macarrão na panela de pressão?

O tempo ideal varia conforme o tipo e a marca do macarrão, mas em geral é entre 3 e 5 minutos após pegar pressão.

Como evitar que o macarrão grude na panela?

Para evitar que o macarrão grude na panela, é importante mexer bem os ingredientes antes de fechar a panela e usar uma quantidade suficiente de água para cobrir o macarrão.

Posso usar qualquer tipo de macarrão na panela de pressão?

Não, os tipos mais indicados são os curtos, grossos e firmes, como penne, parafuso ou gravatinha. Os tipos finos e longos, como espaguete ou talharim, podem se desmanchar facilmente na pressão.

Posso usar leite em vez de creme de leite?

Não, o leite pode talhar na panela de pressão e alterar o sabor e a textura do macarrão. O creme de leite é mais estável e garante um resultado cremoso.

Posso congelar o macarrão de panela de pressão?

Sim, você pode congelar o macarrão de panela de pressão em porções individuais ou em um refratário com tampa. O tempo máximo de congelamento é de 3 meses. Para descongelar, basta aquecer no micro-ondas ou no forno.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina
Tagliolini

Tagliolini

Ravioli

Ravioli

Macarronese

Macarronese

Publicidade

Mais Recentes


pão sem sovar

Pão Sem Sovar

Tagliolini

Tagliolini

Palha Italiana

Palha Italiana

Arroz Chaufa

Arroz Chaufa

manteiga ghee

Manteiga Ghee

Pudim sem forno

Pudim sem Forno