Início » Massas

Macarrão de Panela de Pressão

Macarrão de Panela de Pressão


PREPARO

20 Minutos


RENDIMENTO

8 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Naoca


Macarrão de Panela de Pressão

Hoje temos por aqui Macarrão de Panela de Pressão que a Chef Naoca vai nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 20 minutos esta maravilha de receita da categoria Massas para seus convidados. A receita pode render até 8 porções e é bem simples de fazer.


Receita de Macarrão de Panela de Pressão

A receita de Macarrão de Panela de Pressão é uma ótima dica para aquelas pessoas que estão com pressa ou até mesmo com preguiça de fazer uma comida mais elaborada.

Essa receita super prática leva ingredientes simples e se prepara de modo muito mais simples ainda.

Basicamente, colocamos os temperos, o macarrão e a água na panela de pressão e aguardando só alguns minutos, você já pode experimentar essa delícia também chamada de “macarrão de preguiçoso”.

Este prato, devido a sua facilidade extrema que até para os mais leigos na cozinha se torna uma iguaria simplíssima de se preparar e que pode ser servida num domingo ou um feriado prolongado, aqueles dias em que estamos mais preguiçosos ou acordamos mais tarde e esquecemos até de cozinhar o almoço!

E, aproveitando que nessa receita não tem mistério, vamos direto ao ponto que a Chef Naoca vai mostrar como fazer essa maravilha:

Veja também:

Porção de macarrão na panela de pressão – Foto: Canva.

Informação Nutricional

Essa receita rende cerca de 6 porções de aproximadamente 235 g cada. Segundo o site Vitat, cada porção contém:

  • Calorias: 521,50 kcal
  • Carboidratos: 53,95 g
  • Proteínas: 18,75 g
  • Gorduras Totais: 25,40 g
  • Gorduras Saturadas: 12,10 g
  • Gorduras Trans: 0,00 g
  • Fibras: 3,15 g
  • Sódio: 595,80 mg

Tempo Total da Receita

  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 15 minutos
  • Tempo total: 25 minutos

Rendimento da Receita

Essa receita rende cerca de 6 porções de aproximadamente 235 g cada.


Ingredientes Para Macarrão de Panela de Pressão

  • 500g de macarrão tipo parafuso ou de sua preferência
  • 2 linguiças calabresa tipo palito (opcional)
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes alho
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 lata de molho de tomate
  • água quente até chegar no nível do macarrão
  • 1 caixa de creme de leite
  • cheiro verde e cebolinha a gosto
  • 100g de queijo ralado
  • 2 colheres (sopa) de requeijão

Como Fazer Macarrão de Panela de Pressão


Primeiramente

Pegue a panela de pressão e ligue em fogo médio. Coloque o azeite e a linguiça para fritar, e depois a cebola e o alho. Assim que estiver tudo bem fritinho, jogue o molho de tomate e misture. Logo após acrescente o sal, pimenta do reino e misture.


Em seguida

Adicione o macarrão e misture. Jogue a água a quente até chegar no nível do macarrão e novamente misture. Aproveite para acertar no gosto.


Em sequência

Feche a panela e deixe em fogo alto. No momento em que começar a pegar pressão, que é quando apita, você coloca em fogo médio e conte 3 minutos e em seguida desligue. Espere sair toda a pressão da panela.


Depois

Com a panela totalmente sem pressão, abra e acrescente o requeijão, creme de leite, queijo ralado e o cheio verde. E já pode servir à vontade!


ATENÇÃO

Se caso o macarrão estiver ainda cru, é só repetir o processo colocando pra ferver 2-3 minutos.


Informações Adicionais

Receita em Vídeo

Com uma leve variação, do canal: @receitastube

Variações da Receita de Macarrão na Panela de Pressão

O macarrão de panela de pressão é uma receita versátil que pode ser adaptada ao seu gosto e aos ingredientes que você tem em casa. Veja algumas ideias de variações que você pode experimentar:

Essa receita que por si só já é sucesso garantido, pode ser turbinada com algumas iguarias, como: azeitona, milhos, ervilhas, orégano. São ótimas sugestões para render ainda mais o prato.

Outra dica é que além da linguiça calabresa, você pode optar por carne moída, frango desfiado, charque, salsicha, sardinha ou talvez colocando um presunto e queijo para dar aquela esticada deliciosa como numa pizza, fica maravilhoso!

Você tem a opção de deixar a receita mais saudável, adicionando alguns legumes e verduras à ela, como cenoura, beterraba e/ou pimentão (tanto o verde quanto o amarelo ou o vermelho), … entre outros, basta apenas atentar para o tempo de cozimento e o ponto que você deseja deixar seus ingredientes.

Macarrão de panela de pressão com frango: substitua a carne ou a calabresa por peito de frango cozido e desfiado. Você pode adicionar milho, ervilha, cenoura ou outros legumes de sua preferência.

Macarrão de panela de pressão com bacon: frite o bacon em cubinhos até ficar crocante e reserve. Use a gordura do bacon para refogar a cebola e o alho e siga o restante da receita normalmente. Adicione o bacon frito por cima do macarrão na hora de servir.

Macarrão de panela de pressão com queijo: para deixar o macarrão ainda mais cremoso e saboroso, você pode adicionar queijo mussarela, prato, provolone ou outro queijo de sua preferência junto com o creme de leite. Misture bem até derreter e formar um molho homogêneo.

Macarrão de panela de pressão com atum: substitua a carne ou a calabresa por atum em lata escorrido. Você pode adicionar azeitonas, alcaparras, tomate cereja ou outros ingredientes que combinem com o atum.

Macarrão de panela de pressão vegetariano: substitua a carne ou a calabresa por proteína de soja hidratada e temperada ou cogumelos fatiados. Você pode adicionar brócolis, couve-flor, abobrinha ou outros vegetais de sua preferência.

Como vimos, podemos fazer essa receita de vários modos. Mas, independente da forma que você decida preparar, a gente pode confirmar que vai ficar uma delícia!


Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer macarrão de panela de pressão, por isso separamos as principais perguntas e respostas para você não errar na hora do preparo. Confira:

Qual é o tempo ideal para cozinhar o macarrão na panela de pressão?

O tempo ideal varia conforme o tipo e a marca do macarrão, mas em geral é entre 3 e 5 minutos após pegar pressão.

Como evitar que o macarrão grude na panela?

Para evitar que o macarrão grude na panela, é importante mexer bem os ingredientes antes de fechar a panela e usar uma quantidade suficiente de água para cobrir o macarrão.

Posso usar qualquer tipo de macarrão na panela de pressão?

Não, os tipos mais indicados são os curtos, grossos e firmes, como penne, parafuso ou gravatinha. Os tipos finos e longos, como espaguete ou talharim, podem se desmanchar facilmente na pressão.

Posso usar leite em vez de creme de leite?

Não, o leite pode talhar na panela de pressão e alterar o sabor e a textura do macarrão. O creme de leite é mais estável e garante um resultado cremoso.

Posso congelar o macarrão de panela de pressão?

Sim, você pode congelar o macarrão de panela de pressão em porções individuais ou em um refratário com tampa. O tempo máximo de congelamento é de 3 meses. Para descongelar, basta aquecer no micro-ondas ou no forno.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas