Canjica Amarela

Canjica Amarela



Canjica Amarela
13 Porções
Tempo: 2 h 10 min
Ingredientes:
  • 500g de milho para canjica
  • 1 litro de leite morno
  • 1 lata de leite condensado
  • 200ml de leite de coco
  • 1 xícara de coco ralado
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • Canela em pau a gosto

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Deixe o milho de molho em água por cerca de 12 horas. Se necessário, escolha o milho antes, para evitar qualquer outra coisa no meio do milho.
  • Após esse período, escorra a água e coloque o milho na panela de pressão com um litro de água. Cozinhe por cerca de 1 hora na pressão ou até que o milho esteja bem macio.
  • Depois de 1h que o milho estiver cozido, retire a pressão e adicione o leite, o leite de coco, o leite condensado, o açúcar, o sal, o coco ralado e a canela em pau. Misture bem todos os ingredientes.
  • Cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Mantenha até a canjica engrossar e ficar cremosa.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Canjica Amarela

A receita de canjica amarela é um exemplo de como uma preparação simples pode resultar em um prato extremamente saboroso e rico em textura. Acompanhe os passos a seguir e veja como é fácil preparar essa delícia em casa.

Informações Nutricionais

  • Calorias: 224 kcal
  • Proteínas: 4,2 g
  • Carboidratos: 50 g
  • Gorduras: 1,0 g
  • Fibra: 1,8 g

Lembrando que os valores podem variar dependendo da receita e do método de preparo.

Receita que pode te interessar:


Publicidade

Dicas Adicionais:

A Canjica Amarela: O Ouro Brasileiro

A canjica amarela é um prato que resplandece, com seu brilho único e sedutor, as mesas das festividades juninas brasileiras. Sua origem remonta à culinária indígena e africana, testemunhando séculos de história e tradições. Seu sabor doce e textura cremosa são um verdadeiro convite ao prazer gustativo.

Frequentemente encontrada nas regiões do Nordeste, Minas Gerais e Sul, a canjica amarela é a estrela de qualquer festa, seja ela uma reunião familiar, uma celebração com amigos ou uma festividade comunitária. Uma autêntica obra de arte culinária que carrega em seu aroma o carinho da preparação caseira.

Quando bem feita, a canjica amarela é tão requintada que transcende a ocasião: ela pode ser saboreada num dia frio de inverno ou num final de tarde de verão, proporcionando conforto e satisfação. Dessa maneira, é a escolha ideal para quem procura um prato que una o rústico ao sofisticado, o trivial ao exótico.

 

Assista essa Receita em Vídeo

Se você prefere acompanhar o passo a passo da receita em vídeo, aqui está o vídeo do canal “Caren Leticia”

O que é canjica amarela?

A canjica amarela é uma sobremesa típica brasileira feita a partir de milho amarelo. É uma delícia doce e cremosa, frequentemente servida durante festas juninas e outras celebrações.

Posso usar outro tipo de milho para fazer canjica?

Sim, mas a cor e o sabor do prato podem variar. A canjica amarela é tradicionalmente feita com milho amarelo, mas você pode experimentar com milho branco ou roxo.

Quanto tempo leva para cozinhar a canjica amarela?

O tempo de cozimento pode variar dependendo do fogão e do milho utilizado, mas geralmente leva entre 2 a 3 horas para o milho ficar macio.

A canjica amarela é vegana?

A receita tradicional não é vegana, pois contém leite condensado. No entanto, pode ser adaptada utilizando alternativas vegetais.

Posso congelar a canjica amarela?

Sim, a canjica amarela pode ser congelada por até 3 meses. Quando for servir, descongele na geladeira e aqueça no fogão ou micro-ondas.

Dicas para variar na receita

A canjica amarela é um prato versátil que pode ser adaptado ao seu gosto. Experimente acrescentar noz-moscada ralada ou cravo para dar um toque especial.

Para uma versão sem lactose, substitua o leite e o leite condensado por versões vegetais. Se preferir uma textura mais consistente, adicione amendoim torrado e moído. A imaginação é o limite!

Curiosidades desta receita

Embora a canjica amarela seja muito conhecida no Brasil, especialmente nas festas juninas, a receita tem variantes em outros países da América Latina. No México, por exemplo, o prato é conhecido como “pozole” e leva carne de porco e temperos picantes. Na Argentina e no Uruguai, é chamada de “mote” e costuma ser servida como guarnição de pratos salgados. É fascinante ver como uma simples receita pode se transformar e se adaptar em diferentes culturas, mantendo-se sempre deliciosa.

 

Essa receita de canjica amarela é uma delícia e certamente irá impressionar os seus convidados! Bom apetite!

 

Referencia nutricional: https://vitat.com.br/alimentacao/busca-de-alimentos/alimentos/2156-canjica-amarela-yoki



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras Festa Junina


Como fazer canjica amarela

Canjica Branca

Canjica Branca

Canjica Cremosa

Canjica Cremosa

Receita de Maçã do Amor

Maçã do Amor

Mingau de fubá

Mingau de Fubá

Publicidade

Mais Recentes


pão sem sovar

Pão Sem Sovar

Tagliolini

Tagliolini

Palha Italiana

Palha Italiana

Arroz Chaufa

Arroz Chaufa

manteiga ghee

Manteiga Ghee

Pudim sem forno

Pudim sem Forno