Informações Adicionais
Benefícios da Farofa da Ovo
1. Rico em vitaminas e minerais:
Quase todos os micronutrientes (vitaminas e minerais) exigidos por uma pessoa podem ser encontrados nos ovos, onde se destaca a vitamina B12, vitamina D e A, riboflavina, selênio, folato, tiamina, niacina, biotina, fósforo, potássio, sódio e magnésio.
Cada um desses nutrientes desempenha um papel fundamental dentro do organismo e a ausência deles geralmente desencadeia doenças conhecidas como avitaminose.
2. Rico em proteínas de alta qualidade:
Consumir 100 g de ovo (aproximadamente 2 ovos inteiros) fornece 12,7 g de proteína, isso corresponde a 15-20% de gramas de proteína que devem ser ingeridas diariamente.
Estas proteínas são usadas para a formação de enzimas, anticorpos e neurotransmissores que nos mantêm saudáveis.
3. Previne doenças da visão:
O ovo contém abundantes carotenóides, especialmente luteína e zeaxantina. Estas são substâncias antioxidantes que previnem doenças degenerativas visuais; tais como, cataratas e degeneração macular.
Além disso, a deficiência de vitamina A é uma das principais causas de cegueira em todo o mundo, felizmente cada ovo contém cerca de 130 mg desta vitamina, exatamente o que é recomendado para ingerir diariamente vitamina A.
4. Favorece o desenvolvimento do cérebro:
Entre as moléculas mais conhecidas do ovo, destaca-se a “colina”, esta é uma vitamina do grupo B indispensável para o funcionamento adequado do fígado e de todo o sistema nervoso central.
5. Contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares:
Este ponto está em discussão há muitos anos e ainda não há uma conclusão totalmente clara. Alguns estudos sugerem que o colesterol presente na gema do ovo promove altos níveis de colesterol bom (HDL) e diminui a concentração de colesterol ruim (LDL).
Da mesma forma, é mencionado que em alguns indivíduos (hipertensos e obesos) pode aumentar os níveis de colesterol ruim, por isso é recomendado que os obesos e hipertensos evitem consumir a gema do ovo.
Estas lipoproteínas (HDL e LDL) devem ser mantidas em equilíbrio constante onde a HDL supera o LDL, para prevenir a arteriosclerose e outras doenças cardiovasculares.
Além disso, a gema contém várias gorduras saturadas (35%) e insaturadas (65%), estas últimas promovem a saúde cardiovascular e a formação de membranas celulares.
Se gostou da forma como eu faço farofa de ovo, compartilhe para seus amigos também ficarem por dentro desta receita de farofa de ovo.
Abraços!