Início » Especiais

Tainha Assada na Taquara

Tainha Assada na Taquara


PREPARO

50 Minutos


RENDIMENTO

3 Porções


FAVORITOS

61


CHEFF

Naoca


Tainha Assada na Taquara

Hoje temos por aqui Tainha Assada na Taquara que a Chef Naoca vai nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 50 minutos esta maravilha de receita da categoria Especiais para seus convidados. A receita pode render até 3 porções e é bem simples de fazer.

Receita de Tainha Assada na Taquara

Ao contrário do que se pode pensar, os gaúchos não vivem apenas de carne vermelha e grelhada. O peixe também faz parte de sua cultura. Um dos pratos típicos é a tainha assada na taquara.

Provavelmente você nunca ouviu falar sobre essa receita, mas posso garantir que o resultado é muito interessante do ponto de vista de sabor.

Por isso hoje, a Chef Naoca irá ensinar você a fazer uma deliciosa tainha assada na taquara. Quer saber mais? Continue lendo!

Veja também: Torta Holandesa


Ingredientes Para Tainha Assada na Taquara

  • 1,2 kg de tainha
  • 1 cebola
  • 1 tomate
  • 1 pimentão
  • 1 xícara de azeite de oliva
  • Tempero verde a gosto
  • Limão a gosto
  • Sal a gosto

Como Fazer Tainha Assada na Taquara


Adicionar

Em uma tigela grande, adicione a cebola, tomate, pimentão e o tempero verde. Em seguida, também adicione o azeite de oliva. Misture tudo muito bem.


Em seguida

Você precisará pegar a tainha e fazer um corte nela perto da barriga. Pegue um espeto e enfie no peixe já limpo e lavado.


Então

Pouco a pouco, adicione o tempero preparado anteriormente na tainha. Adicione também sal e limão, se você desejar.


Depois disso

Asse na taquara por 40 minutos. O ideal é girar o peixe a cada 10 minutos para um cozimento mais uniforme.


Informações Adicionais

O peixe é muito saudável. Aqui estão seus principais benefícios:

Contém muitas vitaminas

O peixe tem vitaminas do complexo B, ou seja, B1, B2 e B3. Estes incentivam a conversão de carboidratos em energia, alimentam a produção de glóbulos vermelhos (essenciais para transportar oxigênio e nutrientes no sangue) e proporcionam o bom funcionamento do sistema digestivo.

Outras vitaminas presentes nos peixes são a vitamina A (previne o envelhecimento das células devido às suas propriedades antioxidantes, o que é uma coisa positiva para prevenir o câncer), vitamina D (muito importante para a saúde óssea porque regula o cálcio) e E (protege o sistema imunológico para cuidar de vírus, bactérias e outros agentes que o deixam doente).

Seu tempo de digestão é curto.

O peixe não fica no estômago como a carne, tornando-o um alimento perfeito para pessoas com problemas digestivos. 

Ao comer peixe, a sensação de plenitude estomacal é muito diferente em comparação com o que você sente quando consome outras proteínas. 

Com uma pequena porção de peixe, você é facilmente saciado e seu corpo trabalhará a uma velocidade maior para absorver nutrientes e expulsar o que você não precisa.

Fornece ômega 3, que atua como um presente para o cérebro

O ômega 3 agrupa um conjunto de ácidos graxos presentes em peixes oleosos e outros alimentos. Estes são essenciais para:

  • O crescimento das crianças: porque eles contribuem para sua acuidade visual e o desenvolvimento de seu cérebro, portanto, recomenda-se aumentar o consumo de peixes para mulheres grávidas e mulheres jovens até os três anos de idade. Alguns estudos relacionam a capacidade intelectual ideal das crianças a uma dieta na qual o peixe é o protagonista.
  • A saúde do sistema nervoso, as mensagens que vão e voltam no cérebro chegam de forma mais eficaz. Em outras palavras, a atividade cerebral é fortalecida.
  • O bem-estar do sistema cardiovascular: porque eles diminuem a pressão arterial, reduzem o colesterol ruim e ajudam na saúde do sangue e sua coagulação adequada. O peixe reduz o risco de doenças cardíacas e, portanto, a morte por ela. Para os hipertensos, comê-lo é indispensável.

É feito de água

Mais de 50% dos peixes são feitos de água (dependendo da espécie) e, como você sabe, é vital manter o corpo hidratado, regular a temperatura corporal e equilibrar o sistema digestivo. 

Por exemplo: se você sofre de constipação (dificuldade ao corpo), beber água o ajudará a acelerar o processo de excreção. A água também faz com que o corpo elimine toxinas e perca peso, então, quando você come peixe, fornece fluidos ao seu corpo e o ativa.

Isso lhe dá os minerais que seu corpo precisa.

Como tem grandes quantidades de cálcio e fósforo em sua composição, comer peixe ajudará você a ter dentes e ossos mais saudáveis. Este alimento é recomendado para aqueles que sofrem ou provavelmente sofrerão de osteoporose. 

Por outro lado, sódio e potássio beneficiam a saúde dos músculos, o ferro ajuda a prevenir anemia e o iodo apoia o bom funcionamento da tireoide.

Gostou de saber mais sobre como fazer tainha assada na taquara? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas