Início » Especiais

Pinhão Cozido

Pinhão Cozido


PREPARO

70 Minutos


RENDIMENTO

3 Porções


FAVORITOS

46


CHEFF

Naoca


Pinhão Cozido

Hoje temos por aqui Pinhão Cozido que a Chef Naoca vai nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 70 minutos esta maravilha de receita da categoria Especiais para seus convidados. A receita pode render até 3 porções e é bem simples de fazer.

Receita de Pinhão Cozido

Tudo mundo acha que é simples fazer pinhão cozido. E realmente é! Mas com a receita que eu preparei hoje, pode ficar mais saboroso ainda.

As propriedades de saúde dos pinhões são múltiplas: eles protegem o cabelo, são antioxidantes e agem como um viagra natural, entre outros benefícios que você poderá ver ao final desse artigo.

Por isso hoje, a Chef Naoca irá ensinar você a fazer um delicioso pinhão cozido. Quer saber mais? Continue lendo!

Veja também: Tainha Assada na Taquara


Ingredientes Para Pinhão Cozido

  • 3 xícaras de pinhões
  • Água
  • Panela de pressão
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de chá de sal fino
  • 1/2 colher de sopa de páprica

Como Fazer Pinhão Cozido


Os pinhões

Meça três xícaras de pinhões e os lave. Coloque os pinhões na panela de pressão com água quente e coloque-os para cozinhar por 1 hora. A ideia é que eles abram e sejam fáceis de descascar.


Então

Uma vez cozidos, coe-os e coloque-os em água fria (será aquecida com os pinhões).


Em seguida

Com muita paciência, descasque-os. Para esta preparação, derreta uma colher de sopa de manteiga e frite-as um pouco.


Adicionar

Adicione os pinhões e mexa-os bem com a manteiga e remova-os. Coloque 1 colher de chá de sal fino em uma tigela separada.


Finalizando

Coloque também 1/2 colher de chá de páprica. Misture bem e adicione aos pinhões com manteiga. Sirva como lanche.


Informações Adicionais

O pinhão é um alimento muito saudável. Aqui estão seus principais benefícios:

Uma fonte natural de fitoesteróis

O pinhão contém fitoesteróis, compostos semelhantes aos compostos relacionados ao colesterol em produtos de origem animal, mas que são benéficos para a saúde cardiovascular. 

Um estudo com o teor de fitoesterol de várias variedades de nozes e sementes indica que os pinhões contêm 236 mg/100 g, o que é maior do que a média de todas as nozes e sementes estudadas (198 mg/100 g).

Uma metanálise de 41 ensaios clínicos revelou que tomar 2 g/dia (2.000 mg) de fitoesteróis reduziu o nível de colesterol LDL (o colesterol “ruim”) em 10%: essa redução poderia chegar a 20% como parte de uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol. 

Essa quantidade de 2 g/dia é praticamente impossível de alcançar apenas alimentando-se. No entanto, os fitoesteróis naturalmente presentes nos alimentos continuam sendo interessantes para a saúde cardiovascular.

Rico em proteínas vegetais

Oleaginosas, das quais os pinhões fazem parte, geralmente são boas fontes de proteína vegetal. De acordo com o Canadian Nutrient File, os pinhões contêm quase 14% do seu peso na forma de proteína. 

Essas proteínas são menos completas do que as proteínas animais. No entanto, consumindo várias fontes de proteína durante o dia (por exemplo, cereais, legumes, nozes, proteínas animais), os adultos podem facilmente atender a todas as suas necessidades proteicas.

Saúde cardiovascular

As gorduras do pinhão são compostas principalmente de “gorduras boas” para a saúde cardiovascular, especialmente gorduras poli-insaturadas.

Vitamina B1

Os pinhões são uma fonte de vitamina B1. Também chamada de tiamina, a vitamina B1 faz parte de uma coenzima necessária para a produção de energia principalmente a partir dos carboidratos que ingerimos. 

Também participa da transmissão de impulsos nervosos e promove o crescimento normal.

Vitamina B2

Os pinhões são uma fonte de vitamina B2. Esta vitamina também é conhecida como riboflavina. 

Como a vitamina B1, ela desempenha um papel no metabolismo energético de todas as células. 

Além disso, contribui para o crescimento e reparo dos tecidos, produção hormonal e formação de glóbulos vermelhos.

Vitamina B3

O pinhão é uma fonte de vitamina B3. Também chamada de niacina, a vitamina B3 participa de muitas reações metabólicas e contribui particularmente para a produção de energia a partir dos carboidratos, gorduras, proteínas e álcool que ingerimos. 

Também colabora no processo de formação de DNA, permitindo crescimento e desenvolvimento normais.

Folato

O pinhão é uma fonte de folato. O folato (vitamina B9) participa da fabricação de todas as células do corpo, incluindo glóbulos vermelhos. 

Esta vitamina desempenha um papel essencial na produção de material genético (DNA, RNA), no funcionamento dos sistemas nervoso e imunológico, bem como na cicatrização de feridas e feridas. Como é necessário para a produção de novas células, o consumo adequado é essencial durante os períodos de crescimento e para o desenvolvimento do feto.

Gostou de saber mais sobre como fazer pinhão cozido? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas