Arroz com Lentilhas para o Ano Novo



Arroz com lentilhas para o ano novo
10 Porções
Tempo: 30 min
Ingredientes:
  • 500g de arroz cru
  • 100g de lentilha
  • 3 dentes de alho
  • 1/2 cebola picada
  • cheiro verde a gosto
  • sal a gosto
  • óleo
  • 1 xícara (chá) de vinho branco seco
  • 4 xícara de água fervente (aproximadamente)

Modo de Preparo:
  • Lave as lentilhas e reserve. Em uma panela refogue o alho e cebola no óleo, até dourar. Em seguida jogue o arroz e refogue mais um pouco.
  • Adicione o vinho e deixe ferver por 1 minuto. Em seguida adicione a quantidade de água citada ou a quantidade que cubra o arroz.
  • Jogue as lentilhas e deixe ferver por 20 minutos em fogo baixo ou até amolecer o arroz. Se precisar pode sim acrescentar mais água e deixar no fogo até amolecer.
  • Retire o arroz com lentilhas para o ano novo do fogo e sirva a seguir.

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Arroz com Lentilhas  para o Ano Novo

Bem-vindo ao nosso delicioso arroz com lentilhas para o ano novo! Esta é uma tradição da culinária brasileira que traz sorte e prosperidade para o ano que se inicia. Esta receita é simples de preparar e contém ingredientes saudáveis que farão com que todos possam desfrutar de um ano de alegria e sucesso. Os sabores profundos e o aroma desta refeição irão preencher sua casa com alegria e boas vibrações.

O arroz pode ser feita de várias formas e o blog trouxe um arroz com lentilhas para o ano novo que é  tradicionalíssima, as lentilhas sempre tem lugar e destaque na ceia do ano novo. Acompanhe:

Leia também:


Dicas Adicionais:

Variações da receita de arroz com lentilha para o ano novo

Arroz com Lentilha Refogada: Refogue uma cebola picada, pimentão vermelho e alho em azeite, adicione lentilha e arroz, regue com água e cozinhe até o arroz estar no ponto.

Arroz com Lentilha e Nozes: Frite nozes em azeite, adicione lentilha e arroz, regue com água quente e cozinhe até o arroz estar no ponto.

Arroz com Lentilha e Ervas: Cozinhe lentilha e arroz em água fervente temperada com ervas aromáticas, como tomilho, sálvia e alecrim.

Arroz com Lentilha e Legumes: Refogue cebola, pimentão, abobrinha, abóbora e alho em azeite, adicione lentilha e arroz, regue com água e cozinhe até o arroz estar no ponto.

Arroz com Lentilha e Alho Poró: Refogue cebola, alho poró e alho em azeite, adicione lentilha e arroz, regue com água e cozinhe até o arroz estar no ponto.

Arroz com Lentilha e Bacon: Frite bacon em azeite, adicione lentilha e arroz, regue com água quente e cozinhe até o arroz estar no ponto.

 

Benefícios da lentilha para a saúde

A lentilha além de ter um poder de superstições na virada do ano de ter mais lucro ele também é um alimento nutritivo e melhora o sistema imunológico, regula a pressão arterial, protege o coração e previne a anemia.

Rico em proteínas: A lentilha é considerada um dos alimentos mais ricos em proteínas, fornecendo cerca de 18 gramas por porção de ½ xícara. Esta quantidade de proteína é igual à da carne vermelha magra, tornando-a um alimento ideal para aqueles que buscam fontes vegetais de proteínas.

Alta em fibras: A lentilha é uma excelente fonte de fibra dietética, fornecendo cerca de 16 gramas por porção de ½ xícara. As fibras contribuem para um bom funcionamento do intestino, além de reduzir o colesterol e o risco de doenças cardíacas.

Rico em nutrientes: A lentilha é rica em nutrientes, como ferro, cobre, magnésio, fósforo, potássio, zinco, vitamina B1 e vitamina B6.

Baixo teor de gordura: A lentilha tem um baixo teor de gordura saturada, o que a torna uma ótima opção para quem busca reduzir o consumo de gordura saturada.

Bom para o coração: A lentilha é rica em ácido fólico, um nutriente importante para a saúde do coração. Estudos sugerem que o consumo regular de ácido fólico pode reduzir o risco de doenças cardíacas.

Ajuda a perder peso: A lentilha é uma ótima opção para quem quer perder peso, pois ela proporciona uma sensação de saciedade por mais tempo. Isso significa que você se sentirá satisfeito por mais tempo após a refeição, o que pode ajudar a controlar a vontade de comer entre as refeições.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras Especiais


Como fazer arroz com lentilhas para o ano novo

Arroz Chaufa

Arroz Chaufa

Bubble Tea

Bubble Tea


Mais Recentes