Início » Especiais

Arroz carreteiro tradicional

Arroz carreteiro tradicional


PREPARO

35 Minutos


RENDIMENTO

12 Porções


FAVORITOS

183


CHEFF

Naoca


Arroz carreteiro tradicional

Hoje temos por aqui Arroz carreteiro tradicional que a Chef Naoca vai nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 35 minutos esta maravilha de receita da categoria Especiais para seus convidados. A receita pode render até 12 porções e é bem simples de fazer.

Receita de arroz carreteiro tradicional

Fazer um arroz carreteiro tradicional é sinônimo de sucesso na cozinha. Além de ser uma refeição típica do Brasil, possui muitos ingredientes que são fáceis de conseguir.

Contudo, como a elaboração da receita é um pouco mais complicada, esse prato é tido como requintado por grande parte da população.

Mas, como você verá ao longo do artigo, fazer arroz carreteiro tradicional não precisa ser difícil. 

Por isso hoje, a Chef Naoca irá ensinar você a fazer um delicioso arroz carreteiro tradicional. Quer saber mais? Continue lendo!

Como Fazer Arroz carreteiro tradicional

Veja também: Chimarrão

Para preparar a receita de arroz carreteiro tradicional, você vai precisar de:


Ingredientes Para Arroz carreteiro tradicional

  • 1/2 xícara (chá) bacon picado
  • 1/2 xícara (chá) calabresa picado
  • 1/2 cebola picada
  • 3 dentes de alho picado
  • 1/4 pimentão verde picado
  • 1 tomate sem pele e sem semente picado
  • 1/2 xícara (chá) carne seca cozida e desfiada
  • 2 xícaras (chá) arroz cru
  • Sal a gosto
  • 1 litro de água quente
  • Salsinha a gosto

Como Fazer Arroz carreteiro tradicional


Inicie

Fazer essa receita é muito simples. Pegue uma panela e adicione o bacon e calabresa. Refogue um pouco e adicione a cebola bem picada.


Em seguida

Quando a cebola dourar, você pode adicionar o alho e continuar a refogar tudo.


Adiconar

Adicione o pimentão e o tomate, ambos picados. Mexa tudo mais um pouco para incorporar os diferentes sabores.


Carne

Agora é hora de adicionara a carne seca desfiada. Mexa tudo mais um pouco e acrescente o arroz. Agora é hora de adicionar o sal.


Dica

Você deve determinar a quantidade necessária, visto que o bacon, a calabresa e a carne seca já possuem sal.


Finalizando

Agora é só cobrir a preparação com água e deixar cozinhar até secar. Está pronto!


Informações Adicionais

O arroz é um alimento muito saudável. Aqui estão seus principais benefícios:

Fornece energia

Como o arroz é abundante em carboidratos, ele atua como combustível para o corpo e ajuda no funcionamento normal do cérebro. Os carboidratos são metabolizados pelo corpo e convertidos em energia funcional e utilizável. 

As vitaminas, minerais e componentes orgânicos encontrados nele aumentam o funcionamento e a atividade metabólica de todos os órgãos, o que aumenta ainda mais os níveis de energia.

Previne a obesidade

É parte integrante de uma dieta equilibrada, pois pode fornecer nutrientes sem ter nenhum impacto negativo na saúde. 

Baixos níveis de gordura, colesterol e sódio também ajudam a reduzir a obesidade e as condições associadas. Embora a maioria das pessoas tenha o equívoco de que o consumo de arroz branco causa um aumento nos níveis de glicose no sangue, não há evidências a esse respeito.

Controla a pressão arterial

O arroz é pobre em sódio, por isso é considerado um dos melhores alimentos para aqueles que sofrem de hipertensão. O sódio pode fazer com que veias e artérias se contraiam, aumentando o estresse e a tensão no sistema cardiovascular à medida que a pressão arterial aumenta. 

Isso também está associado a condições cardíacas, como aterosclerose, ataques cardíacos e derrames, portanto, evitar um excesso desse mineral é sempre uma boa ideia.

Qualidades diuréticas e digestivas

A casca de arroz é considerada um medicamento eficaz para tratar a disenteria. Como diurético, ajuda a eliminar toxinas do corpo, como o ácido úrico. E até perder peso, já que aproximadamente 4% da urina é composta de gordura corporal. 

O alto teor de fibras também aumenta a regularidade dos movimentos intestinais e protege contra vários tipos de câncer, além de reduzir as chances de doenças cardiovasculares. 

Melhora o metabolismo

O arroz é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, como niacina, vitamina D, cálcio, fibras, ferro, tiamina e riboflavina. Essas vitaminas fornecem a base para o metabolismo do corpo, a saúde do sistema imunológico e o funcionamento geral dos órgãos.

Outros benefícios

O arroz pode prevenir constipação crônica. A fibra insolúvel nele atua como uma esponja macia que pode ser empurrada através do trato intestinal de forma rápida e fácil. O arroz integral e os grãos integrais são conhecidos por serem ricos em fibras insolúveis.

As pessoas escolhem diferentes tipos de arroz, dependendo de suas necessidades culinárias, disponibilidade e também dos potenciais benefícios para a saúde. 

Gostou de saber mais sobre como fazer arroz carreteiro tradicional? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas