Conheça a história do ceviche e algumas receitas deliciosas

Conheça a história do ceviche e algumas receitas deliciosas

Se você já foi em um restaurante japonês aqui no Brasil, provavelmente deve ter experimentado um bom ceviche. Este prato apresenta sabor singular, porém, não tem nada de nipônico.


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Conheça a história do ceviche e algumas receitas deliciosas

Compartilhe:
Valéria Cristina




Publicidade

Conheça a história do ceviche e algumas receitas deliciosas

Se você já foi em um restaurante japonês aqui no Brasil, provavelmente deve ter experimentado um bom ceviche. Este prato apresenta sabor singular, porém, não tem nada de nipônico. Na verdade, ele faz parte da gastronomia de vários países de origem andina, em especial do Peru, onde é considerado Patrimônio Cultural Nacional.

 

A receita do ceviche tradicional é composta por peixe branco de água salgada fresco, a exemplo da tilápia, e cortado em tiras ou cubos, suco de limão, pimenta, ají, coentro, cebola roxa e sal. Há ainda variações em que são adicionados frutos do mar, como camarão, e até mesmo salmão.

 

Publicidade




Sua história, porém, é bem mais antiga do que imaginamos e é exatamente sobre isso que vamos nos debruçar hoje. Assim, você conhecerá um pouco mais sobre as origens do ceviche e, de quebra, verá também algumas ideias de receitas para poder inovar esse prato.

As origens do ceviche

Estudiosos apontam que o ceviche é um prato originário da América Latina, tendo relatos da sua presença na gastronomia local há mais de 4 mil anos. Não se sabe ao certo quem teria inventado tal iguaria, mas, por antiguidade, a comida possivelmente teria vindo dos povos Mochica, no litoral norte do Peru, e dos Incas.

 

A receita que leva peixe cru remonta a cultura local baseada na pesca. Relatos apontam que os pescadores dessa região preparavam algo parecido com o ceviche de hoje para facilitar sua alimentação enquanto ainda estavam em alto mar. Dessa forma, o peixe seria pescado, limpo, marinado e comido dentro dos barcos.

Publicidade




 

Pouco a pouco a receita foi ganhando espaço dentro das casas desses povos. No início, o processo de marinar era feito com tubo ou curuba, também chamado de maracujá-banana, por ser uma fruta ácida e cítrica. O limão e a cebola vão aparecer na receita apenas com a chegada dos espanhóis à região, por volta do século XVI.

 

Em relação à origem do nome, há também algumas controvérsias. Segundo o historiador Juan José Vega, a palavra ceviche viria do árabe “sibech” que significa comida ácida. Para o geógrafo Javier Pulgar Vidal, porém, o nome teria origem na designação dos povos indígenas, advindo de “siwichi”, isto é, pescado fresco.

Publicidade




Ceviche para todos os gostos

Para além da questão histórica, o ceviche é um prato que dá água na boca. E o melhor: existem opções para diferentes gostos e paladares — inclusive para quem é vegano ou vegetariano. Confira a seguir.

Ceviche clássico

Na versão tradicional, é usado peixe branco de água salgada. Algumas opções são robalo, corvina, linguado, garoupa e tilápia. Por ser servido cru, é importante que a receita seja feita sem tanta antecedência para que o peixe não “cozinhe” na mistura de suco de limão, cebola, sal e coentro.

Ceviche de salmão

Outro peixe que pode ser usado na receita de ceviche é o salmão. A receita pode seguir a metodologia clássica de se marinar a carne branca no limão, sal e cebola, mas pode ganhar elementos diferentes, como abacate, caju e até molho shoyu.

Ceviche de camarão

Nesse caso, o peixe branco é trocado pelo camarão. Aqui ele deve estar previamente limpo e descascado. Na hora de marinar, você pode criar novos sabores misturando suco de laranja, limão-taiti e limão-siciliano. Uma dica é servi-lo com chips de banana ou batata inglesa.

Publicidade




Ceviche de banana-da-terra

Para quem não come carne, uma ótima opção é o ceviche de banana-da-terra. Ela deverá ser cortada em fatias e tostada em uma frigideira com um fio de azeite. Depois de esfriar, corte novamente a banana em cubos menores e misture com alho-poró em rodelas finas, cebola e coentro picados, suco de limão e de laranja e sal.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.





Últimas Publicações