Hoje temos por aqui Chá de Alecrim que a Chef Stefhany vai nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 15 minutos esta maravilha de receita da categoria Chás para seus convidados. A receita pode render até 4 porções e é bem simples de fazer.
Chá de Alecrim
O chá de alecrim é uma bebida que eu consumo há muito tempo, pois me traz muitos benefícios para a saúde. Ele é feito com as folhas de alecrim, uma erva aromática que também pode ser usada como tempero. O chá de alecrim tem um sabor levemente amargo e refrescante, que pode ser suavizado com mel ou limão.
Eu gosto de tomar o chá de alecrim pela manhã, para começar o dia com mais disposição e energia. Ele também é ótimo para tomar à tarde, quando sinto um pouco de cansaço mental ou dor de cabeça. O chá de alecrim é muito fácil de fazer, basta ferver água e adicionar as folhas da erva.
Se você quer saber mais sobre os benefícios do chá de alecrim, como fazer e as contraindicações, continue lendo este post. Eu vou te ensinar o passo a passo da receita e dar algumas dicas para aproveitar melhor essa bebida. Que tal experimentar o chá de alecrim hoje mesmo? Tenho certeza que você vai gostar!
Tempo Total de Preparo e Cozimento
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo de cozimento: 10 minutos
Tempo total: 15 minutos
Rendimento da Receita
Esta receita rende 4 xícaras de chá de alecrim.
Cada xícara tem cerca de 150 ml.
Informação Nutricional
Calorias: 2 kcal
Carboidratos: 0,4 g
Proteínas: 0,1 g
Gorduras: 0 g
Fibras: 0,2 g
Cálcio: 16 mg
Ferro: 0,4 mg
Magnésio: 4 mg
Potássio: 21 mg
Vitamina A: 58 IU
Vitamina C: 1 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)
Ingredientes Para Chá de Alecrim
1 litro de água
2 colheres (de sopa) de folhas de alecrim fresco ou seco
Mel ou limão a gosto (opcional)
Como Fazer Chá de Alecrim
Inicie
Ferva a água em uma panela no fogo alto. Adicione as folhas de alecrim e deixe ferver por mais 10 minutos. Desligue o fogo e tampe a panela, deixando o chá em infusão por mais 5 minutos.
Finalize
Coe o chá e adoce com mel ou acrescente limão, se desejar. Sirva quente ou gelado.
Você pode adicionar outras ervas ao chá de alecrim, como hortelã, camomila, lavanda ou capim-limão, para obter diferentes sabores e benefícios.
Você também pode usar o chá de alecrim para fazer sucos, chás gelados ou drinks, misturando com frutas, água de coco ou bebidas alcoólicas.
Dicas e Observações de Segurança
O chá de alecrim deve ser consumido com moderação, pois em excesso pode causar irritação no estômago, náuseas, vômitos e convulsões.
O chá de alecrim é contraindicado para gestantes, lactantes, crianças menores de 12 anos e pessoas com hipertensão, epilepsia, úlcera gástrica ou doenças hepáticas.
O chá de alecrim pode interagir com alguns medicamentos, como anticoagulantes, diuréticos, lítio e medicamentos para regular a pressão arterial. Por isso, consulte o seu médico antes de tomar o chá se você usa algum desses remédios.
Dúvidas Frequentes da Receita
Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, por isso separamos as principais perguntas e respostas que podem te ajudar a preparar e aproveitar o chá de alecrim.
Quais são os benefícios do chá de alecrim?
O chá de alecrim ajuda a melhorar a digestão, aliviar a dor de cabeça, eliminar a retenção de líquidos e combater o cansaço frequente. Além disso, também protege a saúde do fígado, melhora a circulação e favorece o crescimento do cabelo.
Como fazer chá de alecrim?
Para fazer o chá de alecrim, basta ferver um litro de água e adicionar duas colheres de sopa de folhas de alecrim fresco ou seco. Deixe ferver por mais 10 minutos, desligue o fogo e tampe a panela. Coe o chá e adoce com mel ou limão, se desejar.
Quem não pode tomar chá de alecrim?
O chá de alecrim é contraindicado para gestantes, lactantes, crianças menores de 12 anos e pessoas com hipertensão, epilepsia, úlcera gástrica ou doenças hepáticas. O chá de alecrim também pode interagir com alguns medicamentos, como anticoagulantes, diuréticos, lítio e medicamentos para regular a pressão arterial.
Quais são as consequências do chá de alecrim?
O chá de alecrim deve ser consumido com moderação, pois em excesso pode causar irritação no estômago, náuseas, vômitos e convulsões. Além disso, ainda está relacionado com a inibição da produção de leite materno. Homens que possuem complicações na próstata e pessoas com gastroenterite também não devem ingerir o chá de alecrim excessivamente.
Quem está amamentando pode tomar chá de alecrim?
Não, o chá de alecrim é contraindicado para mulheres que estão amamentando. Isso porque algumas substâncias presentes no alecrim podem passar para a criança por meio do leite materno.
Curiosidades Dessa Receita
Neste tópico, vamos compartilhar algumas curiosidades sobre essa receita que podem te surpreender e te inspirar a experimentar o chá de alecrim.
O nome científico do alecrim
Você sabia que o nome científico do alecrim é Rosmarinus officinalis? Esse nome vem do latim e significa “orvalho do mar”. Isso se deve ao fato de que o alecrim cresce naturalmente em regiões litorâneas, onde recebe a umidade do mar.
O simbolismo do alecrim
O alecrim é uma planta que possui vários significados simbólicos em diferentes culturas. Por exemplo, na Grécia Antiga, o alecrim era associado à memória e à sabedoria, sendo usado pelos estudantes para melhorar o desempenho nos exames. Na Idade Média, o alecrim era considerado uma erva mágica capaz de afastar maus espíritos e proteger contra doenças. Na tradição cristã, o alecrim era visto como um símbolo da Virgem Maria, que teria pendurado suas roupas sobre um arbusto de alecrim para secar.
As variações do chá de alecrim
O chá de alecrim pode ser preparado de diferentes formas, dependendo do seu gosto e da sua intenção. Por exemplo, você pode adicionar outras ervas ao chá de alecrim, como hortelã, camomila, lavanda ou capim-limão, para obter diferentes sabores e benefícios. Você também pode usar o chá de alecrim para fazer sucos, chás gelados ou drinks, misturando com frutas, água de coco ou bebidas alcoólicas.