Informações Adicionais
Benefícios da receita à saúde
Nessa receita de carne de panela, as folhas de louro ganham um destaque por causa do seu incrível sabor.
O louro se destaca por várias qualidades, incluindo o quão proveitoso é para o sistema digestivo, estimulando o apetite, as secreções digestivas e os movimentos intestinais, facilitando a digestão, prevenindo a acidez estomacal e os espasmos intestinais.
Por outro lado, a sua contribuição para o sistema respiratório é considerável, pois favorece a expulsão das mucosas das vias respiratórias e tem ações bactericidas, de modo que é adequado em casos de bronquite e faringite.
Contudo, vamos ver em mais detalhes os seus benefícios:
Reduz a inflamação e favorece o relaxamento muscular
As folhas de louro contêm eugenol, um composto que pode atuar como um anti-inflamatório natural muito eficaz. Assim, seu uso pode reduzir a inflamação em todo o seu corpo, particularmente nas articulações.
Pela sua ação vasoconstritora também contribui para regular a circulação sanguínea e relaxar os impulsos nervosos. Esta característica torna-o ideal para tratar enxaquecas leves e dores de cabeça.
Ajuda na digestão
Ao conter cineol e eugenol, o louro adquire a propriedade de facilitar a digestão, bem como a capacidade de prevenir a acidez e reduzir os gases irritantes presentes no canal digestivo.
Por outro lado, como as folhas de louro contêm enzimas que ajudam a quebrar as proteínas, ele contribui para processar os alimentos de forma mais acelerada.
Combate a diabetes
O Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition publicou estudos que revelam que consumir entre 1 e 3 gramas de folhas de louro diariamente, poderia reduzir os níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos em pacientes com diabetes tipo II.
Os pesquisadores acreditam que este benefício se deve ao fato de que as folhas de louro têm um polifenol cuja atividade potencializa a ação da insulina.
Além disso, uma vez que as folhas de louro são ricas em vitaminas do grupo B, bem como em minerais como o zinco, ajuda na assimilação e armazenamento da insulina.
É um bom diurético
Esta planta mediterrânea é benéfica para os rins, tendo em vista que é diurética e sudorífica.
Através da eliminação de líquidos, ajuda não só a eliminar toxinas, mas também permite reduzir os níveis de ácido úrico no organismo. Por esta razão, é eficaz no tratamento de problemas circulatórios e doenças hepáticas.