Início » Bolos

Bolo Esponja

Bolo Esponja


PREPARO

40 Minutos


RENDIMENTO

12 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Stefhany


Bolo Esponja

Hoje temos por aqui Bolo Esponja que a Chef Stefhany vai nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 40 minutos esta maravilha de receita da categoria Bolos para seus convidados. A receita pode render até 12 porções e é bem simples de fazer.


Receita de Bolo Esponja

O bolo esponja é uma das minhas receitas favoritas desde que eu era criança. Eu aprendi a fazer esse bolo com a minha avó, que sempre me ensinou os segredos da confeitaria. Esse bolo é simples, mas delicioso, e tem uma textura leve e macia.

Para fazer o bolo esponja, você vai precisar de ingredientes básicos como farinha de trigo, açúcar, ovos, manteiga, leite e fermento em pó. Você também pode adicionar raspas de limão ou baunilha para dar um toque especial ao sabor. O preparo é fácil e rápido, e o resultado é um bolo fofinho e dourado.

O bolo esponja é ideal para qualquer ocasião, seja no café da manhã, no lanche da tarde ou em uma festa. Você pode servir o bolo simples ou com coberturas como geleia, chantilly ou chocolate. O bolo esponja combina com tudo e agrada a todos os paladares.

Que tal fazer o bolo esponja junto comigo? Eu vou te mostrar o passo a passo dessa receita incrível e te dar algumas dicas para deixar o seu bolo ainda mais gostoso. Vamos começar?

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Tempo de cozimento: 25 minutos
  • Tempo total: 40 minutos

Informação Nutricional

  • Calorias: 157 kcal
  • Carboidratos: 22 g
  • Proteínas: 3 g
  • Gorduras: 6 g
  • Fibra: 0,5 g
  • Sódio: 23 mg

Ingredientes Para Bolo Esponja

  • 4 ovos
  • 200 g de açúcar
  • 200 g de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga derretida
  • 100 ml de leite
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • Raspas de limão ou baunilha a gosto (opcional)

Como Fazer Bolo Esponja


Inicie

Pré-aqueça o forno a 180°C e unte uma forma redonda de 20 cm de diâmetro com manteiga e farinha. Reserve a forma e separe as gemas das claras dos ovos.


Bata as claras em neve

Em uma batedeira, bata as claras em neve até formar picos firmes. Reserve as claras em neve em uma tigela e lave a batedeira.


Bata as gemas com o açúcar

Na mesma batedeira, bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura clara e fofa. Adicione a manteiga derretida, o leite e as raspas de limão ou baunilha (se usar) e bata bem.


Incorpore a farinha e o fermento

Peneire a farinha de trigo e o fermento em pó sobre a mistura de gemas e bata até ficar homogêneo. Com uma espátula, incorpore delicadamente as claras em neve à massa, fazendo movimentos circulares de baixo para cima.


Asse o bolo

Despeje a massa na forma untada e alise a superfície com a espátula. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 25 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Retire o bolo do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar.


Informações Adicionais

Variações da Receita

Canal: @NossaCozinhacomFatimaBarros

Você pode adicionar frutas secas, nozes ou gotas de chocolate à massa do bolo para dar mais sabor e textura.

Você pode rechear o bolo com geleia, doce de leite, creme de confeiteiro ou chantilly e frutas frescas.

Você pode cobrir o bolo com ganache de chocolate, glacê real, buttercream ou pasta americana.

Dicas e Observações de Segurança

Use ovos frescos e em temperatura ambiente para obter um bolo mais fofo e aerado.

Não abra o forno antes de 20 minutos para evitar que o bolo murche ou queime.

Faça o teste do palito para verificar se o bolo está assado por dentro.

Deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformar, rechear ou cobrir.

Guarde o bolo em um recipiente fechado na geladeira por até 3 dias ou no freezer por até 3 meses.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você. Veja a seguir as respostas para as perguntas mais frequentes sobre o Bolo Esponja.

Como fazer o bolo esponja ficar fofinho?

O segredo é bater bem as claras em neve e incorporar delicadamente a farinha e o fermento à massa.

Como fazer o bolo esponja crescer?

O bolo esponja cresce por causa do fermento em pó e do ar que fica na massa. Por isso, é importante não abrir o forno antes de 20 minutos e não bater a massa depois de adicionar o fermento.

Como fazer o bolo esponja não murchar?

O bolo esponja pode murchar se for retirado do forno muito quente ou se for colocado em um lugar frio ou úmido. O ideal é esperar o bolo esfriar um pouco na forma antes de desenformar e colocá-lo em um prato ou travessa.

Como fazer o bolo esponja com chocolate?

Para fazer o bolo esponja com chocolate, basta substituir 1/4 da farinha de trigo por cacau em pó e seguir o mesmo modo de preparo da receita original.

Como fazer o bolo esponja com laranja?

Para fazer o bolo esponja com laranja, basta adicionar o suco e a raspa de uma laranja à massa e seguir o mesmo modo de preparo da receita original.

Curiosidades Dessa Receita

Agora que você já sabe como fazer Bolo Esponja, que tal conhecer algumas curiosidades sobre essa receita? Veja a seguir algumas informações interessantes sobre esse bolo delicioso.

Origem do Bolo Esponja

O Bolo Esponja é uma receita antiga que surgiu na Europa no século XVI. Ele é considerado um dos bolos mais básicos da confeitaria e serviu de inspiração para muitas outras receitas, como o pão de ló, o chiffon cake e o angel food cake.

Variações do Bolo Esponja

O Bolo Esponja pode ser feito com diferentes ingredientes e sabores, dependendo da região e da cultura. Por exemplo, na Inglaterra, ele é chamado de sponge cake e costuma ser recheado com geleia e creme. Na França, ele é chamado de génoise e costuma ser aromatizado com baunilha ou licor. Na Itália, ele é chamado de pan di Spagna e costuma ser regado com calda de açúcar.

Benefícios do Bolo Esponja

O Bolo Esponja é uma receita simples, mas que pode trazer alguns benefícios para a saúde. Ele é rico em proteínas, provenientes dos ovos, que ajudam na formação dos músculos e dos tecidos.

É fonte de carboidratos, que fornecem energia para o corpo. Pode ser consumido com frutas, que são ricas em vitaminas, minerais e fibras.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas