Bolo de Mandioca

Bolo de Mandioca



Bolo de Mandioca
10 Porções
Tempo: 1 h 10 min
Ingredientes:
  • 500 gramas de mandioca cozida
  • 180 gramas de açúcar mascavo
  • 200 g de coco ralado
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 3 colheres de sopa de manteiga

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Descasque a mandioca e cozinhá-la. Cozinhar a mandioca em panela de pressão levará apenas 15 minutos, enquanto em uma panela convencional, o tempo será de cerca de 40 minutos.
  • Uma vez cozida a mandioca, deixamos esfriar e, em seguida, passamos por um ralador grosso. Não queremos que fique totalmente esmagada como um purê.
  • Misture todos os ingredientes do bolo de mandioca, a mandioca cozida e ralada, o coco ralado, açúcar, ovos, manteiga e essência de baunilha, e mexa com algumas varas até obter uma mistura bem integrada.
  • Coloque a mistura num molde untado, e asse o bolo de mandioca durante uma 1h 180°C no forno pré-aquecido. Ou quando fizer o teste do palito sair limpo.
  • Passado esse tempo, deixe o bolo esfriar antes de desenformar e colocar no prato. Está pronto para servir!

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Bolo de Mandioca

Você está pensando em preparar um café para sua família? Então você precisa aprender a preparar esse delicioso bolo de mandioca.

A mandioca é um alimento muito nutritivo e que vem ganhando cada vez mais espaço no cenário mundial, apesar de ser extremamente popular aqui no Brasil.

Por isso, é normal que cada vez mais receitas surjam em torno desse alimento.

Hoje, quer0 mostrar para você como preparar esse bolo de mandioca que tem um sabor realmente incrível.

Continue lendo para saber mais!

Veja também: Bolinho de Macaxeira.


Publicidade

Dicas Adicionais:

Benefícios da receita à saúde

No bolo de mandioca, a protagonista é, é claro, a mandioca. Portanto, vamos ver alguns de seus principais benefícios para a saúde. 

De fato, a mandioca tem valores nutricionais altos, mas mesmo assim não é um alimento completo. Será necessário combiná-la com outros alimentos para adicionar nutrientes carentes neste vegetal. Ainda assim, o seu consumo traz benefícios para a saúde.

Melhora a saúde digestiva

O consumo de mandioca como substituto de farinhas processadas permite que você possa visitar o banheiro com mais frequência.

Isso ocorre porque a mandioca tem propriedades antioxidantes, além de ter uma proporção de água que beneficia o trânsito intestinal, dessa forma, combate a constipação.

Contribui para manter o peso corporal

A mandioca tem hidratos que são absorvidos lentamente, além de ter uma percentagem de fibra que reduz o apetite. Se consumido com alimentos de baixa caloria pode ajudar a emagrecer. Na verdade, este vegetal não contém gorduras.

Por outro lado, graças ao seu teor de amido, se combinado com alimentos gordurosos ou com uma grande percentagem de proteína pode contribuir para o ganho de peso. 

Mas a nível geral, podemos dizer que este é um alimento estrela para aqueles que desejam manter o seu peso corporal.

Tem versatilidade na cozinha

A mandioca ou tapioca, tem um sabor suave que torna possível adicioná-la a uma grande variedade de pratos. Além disso, você pode fazer pizzas, pão, tortilhas, e até mesmo “batatas fritas”. A versatilidade na gastronomia deve-se precisamente ao seu sabor suave.

Isso permite que seu consumo seja constante, pois é um grande aliado para preparar vários pratos.

É rica em vitaminas e minerais

Sua contribuição de vitaminas do grupo B, C e K, bem como nutrientes como cálcio, fósforo, potássio e magnésio, tornam-na muito benéfica para a saúde dos ossos, pele, coagulação do sangue, etc.

Embora uma dieta completa deva contar com a adição de outros alimentos, podemos destacar que a mandioca fornece uma boa quantidade de carboidratos naturais, muito saudáveis.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina
Bolo Red Velvet

Bolo Red Velvet

Bolo Mole

Bolo Mole

Pão de Ló

Pão de Ló

Bolo Meme

Bolo Meme

Publicidade

Mais Recentes


pão sem sovar

Pão Sem Sovar

Tagliolini

Tagliolini

Palha Italiana

Palha Italiana

Arroz Chaufa

Arroz Chaufa

manteiga ghee

Manteiga Ghee

Pudim sem forno

Pudim sem Forno