Bolo de Limão



Bolo de Limão
10 Porções
Tempo: 50 min
Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa de fermento em pó para bolos
  • 1 iogurte de limão
  • Farinha de trigo (3 medidas de iogurte)
  • Açúcar (2 medidas de iogurte)
  • Azeite virgem extra (1 medida de iogurte)
  • Raspas de 1 limão
  • Manteiga e farinha (para espalhar o molde)
  • Geleia, açúcar de confeiteiro, folhas de hortelã, raspas de limão (para decorar)

Modo de Preparo:
  • Aquecendo o forno. Bata os ovos, adicione o açúcar, iogurte, óleo e raspas de limão. Misture a farinha peneirada e o fermento e adicione-os à mistura.
  • Continue batendo até que todos os ingredientes estejam perfeitamente incorporados. Para medir a quantidade de farinha, açúcar e azeite, use o recipiente vazio do iogurte.
  • Unte um molde com manteiga ou óleo e polvilhe com farinha, despeje a mistura e asse a 180°C por 40-45 minutos.
  • Faça o teste do palito, se sair limpo estará bom. Tire do forno, deixe esfriar e desmolde. Pode servir assim ou decorado.
  • Antes de sirva o bolo de limão, polvilhe-o com um pouco de açúcar de confeiteiro e decore o prato com um pouco de geleia e algumas folhas de hortelã ou raspas de limão.

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Bolo de Limão

Fazer bolo de limão não é nada difícil, essa receita aqui é maravilhosa. O bolo de limão fica tão fofinho e delicioso que já dá água na boca já Só de falar.

O bolo de limão é uma das receitas mais clássicas que temos em nossa gastronomia. Além disso, acho que, juntamente com a receita típica de biscoito de manteiga, é a primeira que geralmente fazemos com crianças.

Como Fazer Bolo De Limão

Um dos segredos para o bolo de limão sair fofo e sem caroço é que temos que fazer duas coisas importantes. O primeiro é tentar adicionar todos os ingredientes à temperatura ambiente e o segundo é adicionar a farinha peneirada. Dois passos simples, mas infalíveis, para obter o bolo perfeito.

Por isso hoje, a Chef Naoca irá ensinar você a fazer um delicioso bolo de limão. Quer saber mais? Continue lendo!

Como fazer bolo de limão

Veja também: Pudim de chocolate

Para preparar a receita de bolo de limão, você vai precisar de:


Dicas Adicionais:

Como fazer calda de limão.

O limão é um alimento muito nutritivo. Aqui estão alguns de seus principais benefícios:

Um aliado de emagrecimento

Muitas dietas elogiam o uso de limão e seu suco por seu impacto na perda de peso. Pessoas obesas mostraram ter concentrações mais baixas de vitamina C do que as não obesas e que baixos níveis de vitamina C estão relacionados ao acúmulo de gordura abdominal. 

De fato, indivíduos que consomem vitamina C suficiente oxidariam 30% mais gordura corporal durante uma sessão de exercício moderada em comparação com indivíduos com baixo consumo de vitamina C.

Em suma, baixas ingestões de vitamina C seriam uma barreira para a perda de gordura corporal em pessoas obesas. 

Limão e câncer

Vários estudos mostraram que o consumo de limão está ligado à prevenção de certos tipos de câncer, como câncer de esôfago, câncer de estômago, câncer de cólon, boca e faringe.

De acordo com um desses estudos, o consumo moderado de frutas cítricas (1 a 4 porções por semana) reduziria o risco de cânceres afetando o trato digestivo e o sistema respiratório superior. 

Com relação ao câncer de pâncreas ou próstata, os estudos permanecem controversos.

 

Um estudo sugere que o consumo diário de frutas cítricas combinado com alto consumo de chá verde (1 xícara ou mais por dia) estaria associado a uma maior diminuição na incidência de cânceres.

Além disso, flavonoides, compostos antioxidantes contidos em frutas cítricas, mostraram que podem retardar a proliferação de várias linhagens celulares cancerígenas e diminuir o crescimento de metástases. 

Saúde cardiovascular

Vários estudos epidemiológicos mostraram que uma ingestão regular de flavonoides de frutas cítricas está associada a um risco reduzido de doenças cardiovasculares. 

Flavonoides ajudariam a melhorar a vasodilatação coronariana, diminuiriam a agregação plaquetária sanguínea e evitariam a oxidação do colesterol “ruim” (LDL).

Virtudes anti-inflamatórias

Vários estudos mostraram que os flavonoides cítricos têm propriedades anti-inflamatórias. Eles inibiriam a síntese e a atividade de mediadores envolvidos na inflamação (derivados do ácido araquidônico, prostaglandinas E2, F2 e tromboxanos A2).

Impacto positivo no colesterol

Os flavonoides e limonóides de frutas cítricas e seus sucos podem ter o potencial de reduzir a hipercolesterolemia. Estudos em animais mostraram que alguns deles reduzem o colesterol no sangue. 

No entanto, esses estudos não foram realizados a partir de compostos extraídos diretamente do limão. A biodisponibilidade de compostos cítricos e seus mecanismos de absorção terão que ser estudados em humanos antes que sua eficácia clínica possa ser decidida.

Gostou de saber mais sobre como fazer bolo de limão? Então não deixe acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras Bolos


Como fazer bolo de limão

Bolo Amanteigado

Bolo Amanteigado

Bolo Red Velvet

Bolo Red Velvet

Bolo Mole

Bolo Mole


Mais Recentes