Informações Adicionais
Como fazer calda de limão.
O limão é um alimento muito nutritivo. Aqui estão alguns de seus principais benefícios:
Um aliado de emagrecimento
Muitas dietas elogiam o uso de limão e seu suco por seu impacto na perda de peso. Pessoas obesas mostraram ter concentrações mais baixas de vitamina C do que as não obesas e que baixos níveis de vitamina C estão relacionados ao acúmulo de gordura abdominal.
De fato, indivíduos que consomem vitamina C suficiente oxidariam 30% mais gordura corporal durante uma sessão de exercício moderada em comparação com indivíduos com baixo consumo de vitamina C.
Em suma, baixas ingestões de vitamina C seriam uma barreira para a perda de gordura corporal em pessoas obesas.
Limão e câncer
Vários estudos mostraram que o consumo de limão está ligado à prevenção de certos tipos de câncer, como câncer de esôfago, câncer de estômago, câncer de cólon, boca e faringe.
De acordo com um desses estudos, o consumo moderado de frutas cítricas (1 a 4 porções por semana) reduziria o risco de cânceres afetando o trato digestivo e o sistema respiratório superior.
Com relação ao câncer de pâncreas ou próstata, os estudos permanecem controversos.
Um estudo sugere que o consumo diário de frutas cítricas combinado com alto consumo de chá verde (1 xícara ou mais por dia) estaria associado a uma maior diminuição na incidência de cânceres.
Além disso, flavonoides, compostos antioxidantes contidos em frutas cítricas, mostraram que podem retardar a proliferação de várias linhagens celulares cancerígenas e diminuir o crescimento de metástases.
Saúde cardiovascular
Vários estudos epidemiológicos mostraram que uma ingestão regular de flavonoides de frutas cítricas está associada a um risco reduzido de doenças cardiovasculares.
Flavonoides ajudariam a melhorar a vasodilatação coronariana, diminuiriam a agregação plaquetária sanguínea e evitariam a oxidação do colesterol “ruim” (LDL).
Virtudes anti-inflamatórias
Vários estudos mostraram que os flavonoides cítricos têm propriedades anti-inflamatórias. Eles inibiriam a síntese e a atividade de mediadores envolvidos na inflamação (derivados do ácido araquidônico, prostaglandinas E2, F2 e tromboxanos A2).
Impacto positivo no colesterol
Os flavonoides e limonóides de frutas cítricas e seus sucos podem ter o potencial de reduzir a hipercolesterolemia. Estudos em animais mostraram que alguns deles reduzem o colesterol no sangue.
No entanto, esses estudos não foram realizados a partir de compostos extraídos diretamente do limão. A biodisponibilidade de compostos cítricos e seus mecanismos de absorção terão que ser estudados em humanos antes que sua eficácia clínica possa ser decidida.
Gostou de saber mais sobre como fazer bolo de limão? Então não deixe acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!