Início » Bolos

Bolo de Café com Chocolate




PREPARO

70 Minutos


RENDIMENTO

12 Porções


FAVORITOS

147


CHEFF

Naoca


Bolo de Café com Chocolate

Hoje temos por aqui Bolo de Café com Chocolate que a Chef Naoca vai nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 70 minutos esta maravilha de receita da categoria Bolos para seus convidados. A receita pode render até 12 porções e é bem simples de fazer.

Receita de Bolo de Café com Chocolate

Se você gosta de café, não pode perder este bolo de café com chocolate, porque é tão suculento que derrete na boca. Para fazê-lo, usaremos uma xícara de café quente, o que combinado com o aroma do chocolate o torna totalmente irresistível.

Para que esta receita seja um sucesso, o café escolhido e a maneira de prepará-lo serão a chave.

Minha recomendação é usar um bom café expresso acabado de fazer, então ter uma máquina de café expresso em casa já garante um bom resultado.

Tenha em mente que esta é uma sobremesa adequada apenas para adultos, porque mesmo que usemos café descafeinado, não é aconselhável que as crianças a comam.

Por isso hoje, a Chef Naoca irá ensinar você a fazer um delicioso bolo de café com chocolate. Quer saber mais? Continue lendo!

Como Fazer Bolo de Café com Chocolate

Veja também: Bolo de Coco

Para preparar o bolo de café com chocolate, você vai precisar de:


Ingredientes Para Bolo de Café com Chocolate

  • ( BOLO )
  • 150 ml de leite em liquido
  • 300 g de farinha de trigo
  • 300 g de açúcar mascavo
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 80 g de cacau puro em pó sem açúcar
  • 3 ovos
  • 180 g de manteiga
  • 190 ml de café expresso acabado de fazer (quente)
  • 1 colher de sopa de pasta de baunilha
  • 1⁄2 colher de chá de sal
  • ( PARA O GANACHE DE CHOCOLATE )
  • 120 g de chocolate amargo 70% cacau
  • 80 g de creme de leite

Como Fazer Bolo de Café com Chocolate


Inicie

Em uma tigela grande, coloque a manteiga derretida, açúcar, baunilha, sal e ovos. Misture até obter uma mistura homogênea.


Em seguida

Adicione metade da farinha, cacau em pó, fermento e bicarbonato de sódio. Misture bem com hastes manuais e adicione o leite.


Continuando

Quando tudo estiver bem integrado, adicione o resto da farinha peneirada e misture bem.



Assar

Leve para o forno pré-aquecido a 180 °C com aquecimento para cima e para baixo sem ventilador por 30 minutos ou até que, quando perfurado com um palito de dente, saia limpo.


Esfriar

Retire o bolo do forno e deixe esfriar dentro do molde por uns 15 minutos. Após esse tempo, nós o tiramos do molde e o deixamos esfriar completamente. Quando tivermos o bolo frio, podemos decorá-lo com o ganache de chocolate.


Ganache

Para fazê-lo, aqueça o creme em uma panela ou micro-ondas e despeje-o sobre o chocolate escuro que você cortou anteriormente.


Misturar

Com a ajuda de algumas hastes, mexa continuamente até obter uma mistura homogênea sem grumos. Dessa forma, você terá o ganache pronto para cobrir o bolo, porque enquanto estiver quente, será fluido.


Cobrir

Neste momento, podemos cobrir completamente o bolo ou desenhar linhas irregulares deixando o ganache escorrer com uma colher enquanto o movemos por todo o bolo.


Rechear

Se preferir rechear dentro, dobre a quantidade da receita da cobertura. Caso contrario, Mantenha do mesmo jeito e cubra só por cima.


Finalizando

Rapidamente e antes que o ganache comece a solidificar, podemos adicionar alguns granulados para decorar. Só servir.


Informações Adicionais

O chocolate, principal ingrediente dessa receita, possui muitos benefícios interessantes para a saúde, entre os principais:

Seu corpo está enlouquecendo porque você está exposto a uma situação estressante desagradável? Mesmo assim, o chocolate amargo é um pequeno salvador necessitado. 

Pesquisadores das universidades de Berna e Zurique chegaram à conclusão de que o chocolate com alto teor de cacau inibe a liberação de hormônios do estresse e, assim, acalma a alma. 

Se o chocolate for para ajudar em um prazo muito curto, pegue meia barra dele e você se sentirá muito mais confortável imediatamente.

  • Chocolate escuro fortalece o coração

Os flavonóides do chocolate também podem ajudar a reduzir risco de um ataque cardíaco. Assim que o oxigênio no músculo cardíaco diminui demais, esses ingredientes aumentam a circulação sanguínea e garantem um melhor fluxo sanguíneo. 

Gostou de saber mais sobre essa receita de bolo de café com chocolate? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!




One thought on “Bolo de Café com Chocolate”
  1. Rick disse:

    Olá,Naoca gostei muito dessa receita, Vou já fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas